BTG Pactual (BPAC11): revisão tarifária da Copasa (CSMG3) apresenta números positivos

Regiane Medeiros
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/Copasa

Em relatório, o BTG Pactual (BPAC11) afirmou que a revisão tarifária da Copasa (CSMG3), realizada pela Arsae, apresentou números positivos.

A Arsae, reguladora de águas de MG, divulgou recentemente as notas técnicas da 3ª e última fase do 2º processo de revisão tarifária da Copasa.

A reguladora agora está propondo um WACC pós-imposto de 7,94%, uma melhora significativa em relação aos 7,74% anteriores e melhor do que a estimativa de 7,4% do BTG Pactual.

Os números preliminares foram submetidos a audiência pública que durará até 20 de maio, enquanto os resultados serão publicados em 30 de junho.

O impacto médio nas tarifas resultará em redução de 0,86% para os consumidores.

A Arsae também fez algumas alterações na estrutura tarifária da Copasa, tais como: (i) tarifas progressivas para incentivar o consumo racional de água, com tarifas mais altas para níveis mais elevados de consumo, (ii) fim das tarifas sociais (ou seja, subsídios) de água consumo acima de 20m3; (iii) migração para tarifa única de esgoto, que passará a ser de 74% da tarifa de água.

Novas oportunidades para MG

O governo de Minas Gerais publicará anteprojeto de lei para definir quais municípios formarão os blocos regionais que serão leiloados.

O leilão deve abranger 22 blocos para gerenciamento de água e esgoto e 34 blocos para tratamento de resíduos, totalizando R $ 19,54 bilhões em investimentos.

O estado de MG tem como meta a universalização do acesso aos serviços de saneamento, já que a Copasa cobre apenas 84% ​​dos municípios com serviços de água e 38% com tratamento de esgoto.

A Copasa eventualmente participará do processo licitatório e deverá receber indenizações (ou seja, ativos não depreciados) pelos blocos concedidos a outros participantes.

O projeto depende da aprovação da Assembleia Legislativa de MG.

Caso a Copasa acabe perdendo esses municípios para a iniciativa privada, ao mesmo tempo em que recebe o RAB como compensação, pode haver uma alta significativa, pois as ações são negociadas abaixo do RAB (0,78x).