BTG: Locaweb (LWSA3) tem “crescimento impressionante” no segmento de comércio

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Divulgação Locaweb

A Locaweb (LWSA3) apresentou bons resultados no terceiro trimestre de 2020, segundo o BTG Pactual (BPAC11).

A análise do banco aponta que a receita líquida aumentou 23,8% a/a (conforme o esperado). O indicador foi impulsionado por um “crescimento impressionante” de 90% a/a no segmento de comércio.

Já o Ebitda ajustado da Locaweb atingiu R$ 35,8 milhões, um aumento de 18% a/a e 1,5% acima da expectativa.

Consulte os melhores diálogos e insights da Money Week.

“Este crescimento foi também impulsionado pelo Ebtida de comércio, que disparou 114% a/a, batendo nossa projeção de 5,4%. O Ebitda do comércio já representa 48% do Ebitda total”, destaca o BTG Pactual.

Veja os resultados do terceiro trimestre da Locaweb. 

Alto volume bruto de mercadorias

O GMV (volume bruto de mercadorias) da Locaweb ultrapassou o crescimento geral do mercado GMV em 108%, diz o BTG.

“Enquanto o GMV da Locaweb cresceu 90,4% a/a, no 3TRO20 o GMV de comércio eletrônico no Brasil cresceu 43,5% a/a. Ou seja, a empresa continuou ganhando participação no segmento”, ressaltam os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi.

Essa participação maior é devido a dois fatores: os clientes da Locaweb estão vendendo mais online (tendência de crescimento secular do comércio eletrônico); e a empresa está agregando novos clientes de forma impressionante.

O número de novas lojas usando a plataforma de comércio eletrônico da Locaweb cresceu 342% no 3T20 versus 4T19 (acelerando de 274% em 2T20 e 104% no 1T20).

Penetração do Yapay está aumentando

O excelente crescimento de TPV (Total Payment Volume) de 161% a/a da Locaweb indica que Yapay – plataforma para receber pagamentos online – aumentou a penetração. Isso com vendas menores por meio de marktplaces. Ou seja, os clientes estão vendendo mais diretamente em suas próprias lojas virtuais.

Além da oportunidade de venda cruzada com a integração de Yapay e Delivery Direto, a aquisição da Vindi deve levar a operação de pagamento para o próximo nível, diz o BTG Pactual.

Avaliação positiva da Locaweb

Assim, os resultados do terceiro trimestre reforçam a postura positiva no BTG em relação à Locaweb.

“Os resultados reforçam nosso otimismo na Locaweb. A empresa tem virtualmente o dobrou da sua base de clientes no segmento de comércio neste ano, o que a posiciona em um ciclo de crescimento muito positivo (esses novos clientes tendem a aumentar seus gastos com Locaweb em 6x em 3 anos)”, analisa o BTG.

Por fim, a recomendação é de compra até R$ 90.

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.