BTG (BPAC11) mostra suas ações preferidas por dividend yield

Regiane Medeiros
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: BTG/Divulgação

Em relatório divulgado nesta quarta (27) o BTG Pactual apresentou o top 10 das suas empresas preferidas dividend yield: Taesa (TAEE11), Vale (VALE3), Alupar (ALUP11), Sanepar (SAPR11), Aes Tiete (TIET11), TRPL (TRPL4), Cyrela (CYRE3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e Telefonica (VIVT3).

Segundo o relatório, com o Ibovespa sendo negociado a um PL 15x acima de sua média histórica, e cenários fiscais e de saúde incertos, alguns investidores podem buscar opções mais seguras para seus investimentos.

Nesse sentido, com taxas de juros baixas afastando os investidores da renda fixa, as ações com altos pagamentos de dividendos podem oferecer maior proteção aos investidores, além de melhores retornos do que a renda fixa.

A capital mundial dos investimentos vai invadir sua a casa! Click no link e faça sua inscrição gratuita para o evento

Veja o TOP 10 do BTG

 

dividend yeld

Reprodução/BTG

O relatório leva em conta ainda que os dividendos não são tributados no Brasil, enquanto os ganhos de renda fixa pagam imposto de renda que varia de 15,0% a 22,5% dependendo do período de detenção.

Na lista de maiores pagadores estão as companhias de serviços públicos, Taesa, TRPL e Vale, são as principais opções do BTG.

“Taesa é a nossa melhor escolha (13,5% de rendimento), seguido por TRPL (9,2%). Embora outras empresas de serviços públicos estejam no topo da lista, existem riscos para nossas estimativas. Também destacamos a Vale – mesmo com um alto dividend yield de 11,3%, ainda há espaço para melhorias devido ao ciclo das commodities”, destacou o Banco.

Dividend Yield

O Dividend Yield (DY) é um indicador importante para quem investe no mercado financeiro. Especialmente para quem está interessado em receber rendimentos com regularidade.

Entretanto, além de calculá-lo, é fundamental, também, saber como interpretá-lo. Isso porque, o DY é um dos indicadores que permitem medir o desempenho de uma companhia de capital aberto, com análise dos dividendos pagos aos seus acionistas em um ano. Ele mostra a relação entre esses dividendos e o preço atual da ação.

Como calcular

Seu cálculo é dado pela fórmula:

DY = (total de dividendos pagos em 12 meses / preço atual da ação) x 100

Ou seja, o dividend yield é o retorno que o dividendo traz em relação à sua ação.

Vejamos um exemplo:

Imagine que a ação de uma companhia esteja custando R$ 50, e que ela tenha pago, no último ano, R$ 0,50 em dividendos aos acionistas.

Desse modo, teremos:

DY = (5 / 50) X 100 = 10%

Isso significa que as ações da empresa renderam 10% sobre o valor inicialmente investido. Ou seja, no período, o retorno do investimento foi de 10% ao ano.

Se você quer saber mais sobre investimentos, preencha o formulário abaixo que um assessor de Investimentos poderá ajudá-lo na sua jornada.