Brasil inaugura nova base na Antártida, após oito anos do incêndio

Daniele Andrade
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução Mauricio de Almeida / TV Brasil

Em 2012, a base científica brasileira na Antártica foi destruída pelo fogo. Após as obras de reconstrução, ela será inaugurada na quarta-feira (15). A cerimônia inicialmente seria realizada na terça-feira (14), mas segundo a Folha de São Paulo, foi adiada para quarta. Devido a uma instabilidade no tempo, que impediu a chegada das autoridades para a cerimônia na base, como o vice-presidente Hamilton Mourão.

A base brasileira, chamada de Estação Comandante Ferraz só vai funcionar 100% a partir do mês de abril, quando terá fim o período de testes. Alguns ajustes precisam ser feitos, para que os pesquisadores consigam trabalhar de maneira eficiente.

Como ajustes nas temperaturas de cada laboratório, instalação da internet, entre outros pontos. A base na Antártica possui módulos, que são divididos em cozinha, refeitório, enfermaria e outras instalações. No total, é possível abrigar 62 pessoas no local.

Em entrevista a Folha de São Paulo, o capitão de corveta da Marinha e subchefe da estação, Rafael Santana da Rocha comentou: “A estação está em fase de comissionamento. A qualificação do grupo continua até o final do verão. […] A gente migra para lá dia 14, mas precisamos entender a estação como um organismo vivo. A gente precisa operar para entender o sistema e nos qualificar como grupo base [que vai gerenciar o local].”

A base brasileira na Antártica, está localizada na ilha Rei George. Foram 4.5000 m² de área construída, com 17 laboratórios para os trabalhos serem desenvolvidos. O investimento para a realização da Estação Comandante Ferraz foram de US$ 100 milhões do governo federal.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O acidente na base brasileira em 2012

Em 25 de fevereiro de 2012, ocorreu um incêndio na base brasileira que operava desde 1984. O problema teve inicio com uma explosão na Praça das Máquinas, em que ficavam os geradores de energia da estação. O fogo acabou se alastrando e destruiu 70% do local. Dois militares morreram, e um terceiro ficou ferido.


Aproveite o atual cenário econômico do Brasil e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Deixe seus dados abaixo e conte com a nossa equipe para lhe ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374