EconomiaNotícias

Brasil está na lista dos países mais pessimistas com a economia

Veja o que diz a pesquisa feita pelo Centro de Estudos Americanos Pew Research Center, que avaliou o humor de pessoas de 27 países diferentes.

Avalie este artigo!

Somente 9% das pessoas que vivem no Brasil acreditam que a situação econômica brasileira é boa. Para 53% dos entrevistados pela pesquisa a vida era melhor 20 anos atrás e também 43% das pessoas tem convicção de que as atuais crianças terão pela frente um futuro econômico pior no Brasil.

bandeira do brasil e carrinho de compras com moedas economia crise economica recessao 1494450690591 1920x1279 1024x682 - Brasil está na lista dos países mais pessimistas com a economia

Todos esses dados foram apresentados nesta terça-feira, 18, em Washington (EUA), pelo Centro de Estudos Americanos Pew Research Center. O levantamento ouviu pessoas de 27 países diferentes, 10 anos depois da quebra do Lehman Brother, que levou o mundo inteiro à crise financeira de 2008.

O nosso país está entre os que tiveram a pior avaliação econômica, perdendo apenas para Grécia e Tunísia. No topo da lista das pessoas mais satisfeitas com a economia do país onde moram aparece a Holanda. Lá, 85% dos holandeses se mostram felizes com a situação econômica.

Países que participaram da pesquisa: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Rússia, Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Filipinas, Coreia do Sul, Israel, Tunísia, Quênia, Nigéria, África do Sul, Argentina, Brasil, México.

O típico otimismo brasileiro parece ser esquecido quando o tema é economia. Isso porque 43% das pessoas que responderam ao questionário acreditam que a economia tende a ser pior para as atuais crianças. Só 34% dos entrevistados enxergam dias melhores no futuro, e 22% das pessoas afirmam que a situação econômica permanecerá igual, sem melhoras, nem pioras.

Uma pausa…

Para o teste de perfil do investidor. Descubra agora se você é conservador, moderado ou agressivo!

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

pesquisa sinaliza recuperacao da confianca do consumidor FM3y 1024x576 - Brasil está na lista dos países mais pessimistas com a economia

Os dados do Brasil na pesquisa são muito parecidos com a média das nações emergentes. Em países desenvolvidos, o pessimismo com o futuro econômico é um pouco maior: 56% das pessoas acreditam que a situação financeira das atuais crianças será pior do que hoje. Somente 34% dos entrevistados visam melhoras no futuro.

A pesquisa mostra ainda que, nos países desenvolvidos existe uma grande percepção de melhora na economia atual. Na Alemanha, por exemplo, 78% dos entrevistados avaliam como bom o atual momento econômico. O número representa 50 pontos percentuais a mais do que no ano de 2009.

Já nos Estados Unidos, 65% dos americanos avaliam como positiva a atual situação econômica. Representa 48 pontos percentuais a mais do que em 2009.

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close