Brasil está na lista dos países mais pessimistas com a economia

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Somente 9% das pessoas que vivem no Brasil acreditam que a situação econômica brasileira é boa. Para 53% dos entrevistados pela pesquisa a vida era melhor 20 anos atrás e também 43% das pessoas tem convicção de que as atuais crianças terão pela frente um futuro econômico pior no Brasil.

Todos esses dados foram apresentados nesta terça-feira, 18, em Washington (EUA), pelo Centro de Estudos Americanos Pew Research Center. O levantamento ouviu pessoas de 27 países diferentes, 10 anos depois da quebra do Lehman Brother, que levou o mundo inteiro à crise financeira de 2008.

O nosso país está entre os que tiveram a pior avaliação econômica, perdendo apenas para Grécia e Tunísia. No topo da lista das pessoas mais satisfeitas com a economia do país onde moram aparece a Holanda. Lá, 85% dos holandeses se mostram felizes com a situação econômica.

[box type=”download” align=”” class=”” width=””]Países que participaram da pesquisa: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Rússia, Austrália, Índia, Indonésia, Japão, Filipinas, Coreia do Sul, Israel, Tunísia, Quênia, Nigéria, África do Sul, Argentina, Brasil, México.[/box]

O típico otimismo brasileiro parece ser esquecido quando o tema é economia. Isso porque 43% das pessoas que responderam ao questionário acreditam que a economia tende a ser pior para as atuais crianças. Só 34% dos entrevistados enxergam dias melhores no futuro, e 22% das pessoas afirmam que a situação econômica permanecerá igual, sem melhoras, nem pioras.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Uma pausa…

Para o teste de perfil do investidor. Descubra agora se você é conservador, moderado ou agressivo!

[banner id=”teste-perfil”]

Os dados do Brasil na pesquisa são muito parecidos com a média das nações emergentes. Em países desenvolvidos, o pessimismo com o futuro econômico é um pouco maior: 56% das pessoas acreditam que a situação financeira das atuais crianças será pior do que hoje. Somente 34% dos entrevistados visam melhoras no futuro.

A pesquisa mostra ainda que, nos países desenvolvidos existe uma grande percepção de melhora na economia atual. Na Alemanha, por exemplo, 78% dos entrevistados avaliam como bom o atual momento econômico. O número representa 50 pontos percentuais a mais do que no ano de 2009.

Já nos Estados Unidos, 65% dos americanos avaliam como positiva a atual situação econômica. Representa 48 pontos percentuais a mais do que em 2009.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.