A BR Distribuidora (BRDT3) retomou na manhã deste domingo (07) a comercialização de gasolina de aviação (AVGAS).
A suspensão havia sido anunciada pela empresa em 03 de fevereiro. Haviam sido identificadas alterações em amostrar do produto.
Laudos da Petrobras, única fornecedora do combustível no Brasil, atestaram que os novos lotes do produto estão dentro das normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Além disso, a BR Distribuidora também fez testes.
De acordo com a empresa, a base da companhia em Cubatão (SP), atualmente o único polo de suprimento de AVGAS no país, está operando em regime estendido.
Controlada até ano passado pela Petrobras, a BR Distribuidora afirmou ainda que aguarda esclarecimentos da petroleira sobre o ocorrido e que se dispõe a colaborar com as investigações sobre o caso.
A Petrobras comunicou que teriam sido afetados pela adulteração detectada pela companhia cerca de 2.000 metros cúbicos de gasolina de aviação produzidos em janeiro pela Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP).
Só aviões particulares foram afetados pelo problema. Mesmo companhias aéreas que operam voos regulares em aviões menores, como a Azul Conecta, usam querosene de aviação para abastecer as aeronaves.