Bolsonaro viaja hoje para visita oficial à Índia

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Flicker/Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro viaja, na manhã desta quinta-feira (23), para a Índia. O presidente participará das celebrações do Dia da República, no próximo domingo, e se reunirá com autoridades e empresários indianos. A visita deve render aproximadamente 12 acordos, em áreas como segurança cibernética, saúde e bioenergia.

A comitiva de Bolsonaro deve desembarcar em Nova Delhi às 16 horas, desta sexta-feira (24). A comitiva é composta pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Teresa Cristina (Agricultura), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Também fazem parte da comitiva o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o secretário da Pesca, Jorge Seif, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (Sem Partido-SP) e o deputado federal Filipe Barros (Sem Partido-PR). As informação são da Agência Brasil.

Os compromissos oficiais iniciam no sábado (25), Bolsonaro se reunirá com o presidente da Índia Ram Nath Kovind, e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, para selar acordos entre as duas nações, e realizar uma declaração à imprensa. Ainda, no sábado está prevista uma visita ao Memorial em homenagem a Mahatma Gandhi. No dia seguinte (26), o presidente participará das comemorações do Dia da República da Índia.

No dia 27, antes embarcar para Agra com objetivo de visitar o Taj Mahal, o presidente participará de um café da manhã com o empresariado indiano visando atrair investimentos para setor de infraestrutura. Após o café, acontecerá um seminário entre executivos das duas nações. A visitação ao mausoléu é o último compromisso oficial do presidente na Índia. Após isso, Bolsonaro embarca para o brasil, com previsão de chagada na terça-feira (28).

Ademais, durante a viagem o presidente Jair Bolsonaro não deve divulgar a isenção de visto para turistas indianos. Pois, os estudos de viabilidade ainda estão em andamento, de acordo com o governo.

Em 2019, o Brasil promoveu a isenção de visto para turistas do Japão, do Canadá, dos EUA e da Austrália.