Bolsonaro tem avaliação estável, com 36% de aprovação e 33% de rejeição

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: FotosBolsonaro / Creative Commons

O governo do presidente Jair Bolsonaro é considerado ótimo ou bom por 36% da população, enquanto 33% o consideram ruim ou péssimo. A pesquisa DataPoder360 foi divulgada pelo site Poder360 e mostra ainda que outros 28% avaliam o trabalho do chefe do Executivo como regular e 3% não souberam ou não responderam.

Essa situação mostra uma estabilidade, quando comparada a levantamentos publicados nos últimos meses. No total foram duas pesquisas simultâneas, sendo uma nacional e outra apenas no Estado da Bahia. No Brasil, foram entrevistadas 2.500 pessoas de 512 municípios. Na Bahia, foram entrevistadas 2.500 pessoas em 201 municípios.

A pesquisa foi realizada no início da semana, de 13 a 15 de abril, pelo DataPoder360. Esta é a divisão de estudos estatísticos do Poder360, em uma parceria editorial do jornal digital Poder360 e o jornal “A Tarde”, de Salvador (BA). O levantamento teve patrocínio da Associação Comercial da Bahia.

Recortes

A avaliação positiva do governo Bolsonaro se deu na maioria entre a população mais pobre. Os desempregados e pessoas sem renda fixa, avaliam como ótimo ou bom, no total de 40%dos brasileiros. Contudo, não passa de 14% entre os que recebe mais de 10 salários mínimos (equivalente a R$ 10.450).

Entre os baianos, o governo Bolsonaro mantém uma avaliação próxima a do restante do Brasil. Mas o cenário muda quando se consideram apenas os residentes de Salvador, capital do Estado. Lá, o presidente é rejeitado por 44% dos entrevistados. São 11 pontos a mais do que a média nacional, informou o Poder360.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Covid-19

O presidente é favorável a uma política de isolamento vertical, em que apenas o grupo de risco (idosos e pessoas que tenham comorbidades) fique isolado.

Para  37% dos brasileiros, o trabalho de Bolsonaro na crise é ruim ou péssimo, enquanto 34% acham o desempenho do presidente é bom ou ótimo. Os números são correspondentes dentro da margem de erro à avaliação geral do governo.

A correlação é válida também nas pesquisas realizadas no Estado da Bahia e no recorte da capital baiana.