Bolsonaro se diz feliz com “casamento” com Paulo Guedes

Fernando Augusto Lopes
null

Crédito: (Brasília-DF, 06/05/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes..Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse estar feliz com o “casamento hétero” com o ministro da Economia Paulo Guedes. A declaração foi dada nessa segunda-feira, 2. O presidente afirmou também estar satisfeito com os resultados na economia e defendeu cuidado na dosagem da reforma administrativa, que deve ser apresentada ao Congresso apenas no ano que vem.

“Eu estou muito feliz com esse casamento hétero com o Paulo Guedes na questão da economia”, disse Bolsonaro. “E ele em grande parte é um dos responsáveis pelo nosso governo hoje em dia, no meu entender, ter mais de 50% de apoio por parte da sociedade”, seguiu, em entrevista à rádio Itatiaia.

Mesmo com Paulo Guedes ter feito acenos ao AI-5 e ter que se explicar ao Senado no momento em que as reformas são esperadas pelo mercado.

Medida amarga

Na mesma entrevista, Bolsonaro reconheceu que a reforma da Previdência, pela qual ele e Guedes tanto lutaram e que foi aprovada pelo Congresso mês passado, é uma medida amarga. Mas, segundo ele, a população entendeu a necessidade dessa aprovação.

Sobre a reforma Tributária, outra esperança do mercado para destravar a economia, Bolsonaro disse que a simplificação tributária é muito bem-vinda.

Entretanto, o governo sabe que não adianta mandar ao Congresso o que se acha ideal, mas sim o que é possível de ser aprovado. E defendeu a importância do tempo político e de se saber “dosar o remédio” nas reformas.

“As demais reformas são importantes, sim, a questão da administrativa é a questão do tempo, nós temos que saber a dosagem, porque às vezes o remédio muito forte pode transformar-se em um veneno, e essa preocupação existe, a equipe econômica entendeu”, disse Bolsonaro.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Reforma Administrativa

A reforma administrativa tem o projeto pronto para ser encaminhado ao Congresso. A proposta busca a reformulação nas carreiras do setor público, assim como alterações nas regras existentes para os servidores. Não é exatamente uma reforma fácil de ser aprovado e o governo sabe disso.

Inicialmente, a expectativa era de que a proposta estivesse nas mãos dos congressistas já no início de novembro, mas na semana passada o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barro, disse que isso só deve ocorrer no início de 2020.

“Sei que lá (no Ministério da Economia) o pessoal pensa muito em números, mas a parte social e política fica pelo meu encargo aqui. Assim como ouço o Paulo Guedes, 90% do que ele fala, ele me ouve 90% da minha posição política. Estamos perfeitamente alinhados”, acrescentou.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.