Bolsonaro participará da posse do novo presidente do Uruguai neste domingo

Sabrina Oliveira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro embarca neste domingo (1) para Montevidéu, para participar da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, cumprindo o que havia anunciado em novembro do ano passado. O presidente retornará a Brasília no mesmo dia. As informações são da Agência Brasil.

Também estão  estão confirmados na comitiva o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general da reserva, Augusto Heleno, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e o deputado Celso Russomano (Republicanos-SP).

No ano passado, foi anunciada a viagem do presidente brasileiro ao Uruguai. Na época, Lacalle venceu uma feroz competição com Daniel Martínez, candidato da coalizão de esquerda (Frente Ampla), que governava o país há 15 anos. Na avaliação do Itamaraty, a viagem de Bolsonaro ao Uruguai marcou uma nova fase nas relações com os países vizinhos.
Na ocasião, Bolsonaro ligou e parabenizou o Uruguai por sua eleição, dizendo que os dois países mantinham um diálogo muito saudável e amigável, e convidou o uruguaio para vir ao Brasil. ”Ele é conservador, é de direita, tem um programa muito parecido com o nosso”, disse Bolsonaro.

Histórico

Lacalle Pou, do Partido Nacional, tem 46 anos e é formado em Direito, mas nunca advogou. Desde os 24 anos se dedica à política e já foi deputado e senador. Opositor ferrenho do atual governo, Lacalle Pou vem de uma família de políticos. É filho do ex-presidente do Uruguai Luis Alberto Lacalle, que governou de 1990 a 1995 e da ex-senadora Julia Pou. É bisneto de Luis Alberto de Herrera, um dos políticos mais influentes da história do Partido Nacional.

Conheça planilha que irá ajudar nas escolhas, gestão e diversificação de suas ações

Lacalleu Pou também concorreu à presidência nas eleições, em 2014, mas perdeu, em segundo turno, para Tabaré Vázquez, da Frente Ampla. Desta vez, com 100% das urnas apuradas Lacalle Pou foi eleito presidente do Uruguai com 1.168.019 votos, enquanto o adversário, Daniel Martínez, obteve 1.139.353, apenas 1,2 pontos percentuais à frente do concorrente.