Bolsonaro participa de cerimônia do Dia da Independência no Alvorada

Marcello Sigwalt
null
1

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Bolsonaro participa de comemoração do 7 de Setembro

Sem direito ao tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios, devido à pandemia, o presidente Jair Bolsonaro comemorou o 198º feriado da Independência em solenidade simples no gramado do Palácio do Alvorada, na manhã desta segunda-feira (7).

Ao chegar ao evento, acompanhado por algumas crianças no Rolls Royce presidencial, o mandatário aproveitou a oportunidade para cumprimentar alguns apoiadores.

Autorização da Secom

No total, a programação governamental autorizou a presença de 800 pessoas, aproximadamente, divulgou o site G1, ao citar a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).

A comemoração contou, ainda, com as presenças dos presidentes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fábio Faria (Comunicações), além de chefes das Forças Armadas.

Perfilados, eles acompanharam o hasteamento da Bandeira, ouviram os hinos Nacional da Independência, além de assistirem à apresentação rápida da Esquadrilha da Fumaça – a única remanescente do desfile – com duração de dez minutos.

Mesmo portando máscara, Michelle acabou provocando aglomeração, ao se aproximar da grade de proteção para tirar fotos.

O mesmo ocorreu com Bolsonaro, que tirou selfies com apoiadores, sem máscara, da mesma forma que chegou ao evento.

Os apoiadores, por sua vez, seguravam – alguns, também, sem máscaras – o pavilhão nacional, além de bandeiras de Israel e dos Estados Unidos.

Maia ausente

Também convidado, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi a grande ausência do evento. Ele alegou ter outro compromisso na agenda, no Rio de Janeiro, para não comparecer.

Recentemente, Maia anunciou o “rompimento de diálogo” com Guedes, por conta de desentendimentos na condução das reformas no Legislativo.