EconomiaNotíciasPolítica

Bolsonaro iniciará seu governo com dois desafios para enfrentar, saiba quais são eles

O candidato eleito pelo PSL precisará demonstrar se mantém o seu discurso de campanha ou se está aberto a concessões.

jair 1024x791 - Bolsonaro iniciará seu governo com dois desafios para enfrentar, saiba quais são eles
Crédito da imagem: Ricardo Moraes/AFP

Após a confirmação de sua vitória, Jair Bolsonaro (PSL) já possui dois grandes desafios para enfrentar. De acordo com a equipe de análise política da XP Investimentos, tais problemas estão ligados aos próprios discursos da campanha do candidato eleito e também à capacidade de cumprir essas promessas a partir do ano que vem.

O primeiro desses desafios é alcançar uma unidade de discursos dentro de sua própria equipe, principalmente em relação a agenda econômica. Segundo os analistas da XP Investimentos, durante a campanha, Bolsonaro levantou a ideia de abandonar a reforma da Previdência elaborada durante o governo de Michel Temer. Contudo, há chances de que em seu governo sejam feitos esforços para aprová-la.

Esse foi, inclusive, o assunto do primeiro discurso de Paulo Guedes após a vitória de Bolsonaro. O futuro Ministro da Fazenda disse que deve priorizar as privatizações e a reforma da previdência no próximo ano. Para Guedes, não é interessante que o Brasil continue gastando aproximadamente US$ 100 bilhões anualmente somente com o pagamento dos juros da dívida pública.

O outro desafio está na composição dos ministérios e na formação de uma base capaz de gerar governabilidade. Assim, Bolsonaro precisará tomar uma decisão em manter o seu discurso de campanha e se afastar das lideranças partidárias. De acordo com analistas, tal medida traria mais dificuldades ao futuro presidente da República. Por outro lado, Bolsonaro pode tentar, de alguma forma, buscar uma composição com as legendas partidárias.

Os analistas da XP Investimentos apontam que a expectativa é que o candidato eleito opte pela composição partidária, mesmo que para isso se utilize de moldes próprios e que ainda não são muito claros. A grande fragmentação no Congresso, juntamente com a falta de cultura político-partidária dos novos integrantes torna-se um desafio a mais para o novo presidente.

Antes de seguir com a notícia…

Faça o teste de perfil e descubra qual é o seu tipo de investidor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

image 1024x683 - Bolsonaro iniciará seu governo com dois desafios para enfrentar, saiba quais são eles
Crédito da imagem: ASCOM/Internet

Ainda sobre a questão da governabilidade, o foco é a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, principalmente na Câmara, em que o partido de Bolsonaro possui a maior bancada governista. Bolsonaro poderá apresentar um nome que irá agradar as lideranças do PSL, mas também poderá manter o atual presidente, Rodrigo Maia, fato que evitaria possíveis conflitos com outros partidos políticos.

Em sua conclusão, a XP Investimentos faz uma alerta acerca da oposição. Ainda no domingo (28), Fernando Haddad fez um discurso em que demonstrou um tom de que não haverá concessões para o novo governo. Nesse sentido, Bolsonaro precisará agir rápido se quiser manter o clima de tranquilidade que deve marcar os primeiros dias de seu governo. Para isso, será necessário conseguir a aprovação com urgência de pautas consideradas importantes e que estão tramitando no Congresso, fato que pode ser revertido em melhorias para todo o país.

Tags
Mostrar mais

Késia Rodrigues - Colaboradora Independente

Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por literatura, viagens, tecnologia e finanças.

Artigos Relacionados

Close