Bolsa de Valores: conheça uma blue chip

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

Você sabe o que é uma ação  blue chip?

As ações blue chips são emitidas por companhias de grande porte, por isso, são consideradas ações de primeira linha. As companhias listadas em bolsa de valores e que são consideradas blue chips, geralmente tem alta geração de caixa, ótimo volume de negociação diária e uma resiliência maior para aguentar os momentos de crise e estresse no mercado financeiro.

Conheça algumas das características de ações que são chamadas de blue chips: 

As ações blue chips possuem crescimento contínuo, são empresas bem consolidadas no seu ramo de atuação, dispõem de um histórico de negociação, isso dá ao investidor a possibilidade de avaliá-las durante um determinado período de tempo. Além disso, possuem uma excelente prática de governança corporativa ( sistema pelo qual as empresas são dirigidas, isso envolve  o relacionamento dos  sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização, etc).

Uma característica importantíssima de uma ação  blue chip é a forte geração de caixa, essa previsibilidade que a empresa passa ao acionista, oferece ao mesmo a segurança para que ele permaneça comprado no papel por um largo período de tempo, visando, inclusive, o recebimento de proventos (distribuição de parte do lucro da empresa aos acionistas).

Uma vantagem nada desprezível que uma ação blue chip possui é a sua altíssima liquidez, em outras palavras, o investidor que deseja comprar uma blue chip dificilmente não encontrará um vendedor, o inverso também é verdadeiro.

Conheça alguns exemplos de ações que são consideradas blue chips na B3:

Petrobras, Vale, Bradesco, Ambev, Itaú, Banco do Brasil,  etc.

Dicas para você  identificar uma ação blue chip:

Observe o número de negócios desse papel por um período de tempo, avalie o volume negociado, a constância no pagamento de proventos, análise o balancete trimestral, veja quanto do fluxo de caixa da empresa está comprometido, etc. Com esse raio x permanente das empresas, você terá mais facilidade para identificar uma blue chip.