Bolsa de Valores: conheça o ISE

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução / Pixabay

Que o mercado financeiro  é cheio de siglas, códigos, números, estatísticas, palavras difíceis, todos nós já sabemos. O importante é  conhecer o significado de cada informação contida nesse universo tão peculiar. Nessa pauta, vamos entender o  significado de uma sigla que está inserida no mercado financeiro, particularmente na bolsa de valores (B3).  Fique por dentro do ISE.

Você sabe o que significa a sigla ISE?

ISE significa Índice de Sustentabilidade Empresarial. Este é um índice que reúne empresas socialmente  responsáveis.

Quando o Índice de Sustentabilidade Empresarial foi criado? 

O ISE foi criado em 2005.

Como aconteceu a criação do ISE?

Segundo a B3: “Foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVces e B3”.

Saiba quais são os objetivos do ISE?

Os pilares do ISE são:

1-Valorização da sustentabilidade corporativa. A sustentabilidade corporativa se preocupa com  a abordagem de negócios que cria valor de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Como isso ocorre? Por meio de uma estratégia de longevidade da empresa, que inclui a redução de impactos ambientais, a contribuição social, a atuação ética e a transparência.

2-Equilíbrio ambiental. Equilíbrio ambiental é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são equilibradas,  onde elas tenham uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.

3-Eficiência econômica. Na eficiência  econômica, temos a agilidade que um sistema econômico utiliza recursos produtivas para atender suas necessidades.

4-Justiça social. O objetivo da justiça social é  melhorar a condição de vida daqueles que sofrem com desigualdades.

5-Governança corporativa. A governança corporativa envolve processos, costumes e leis que regem a forma como uma empresa é administrada.

Como é a composição do conselho deliberativo do ISE?

O conselho deliberativo do ISE é composto por 11 instituições. Dentre elas, citamos a própria B3, a ANBIMA e a ONU Meio Ambiente.

Qual é sua missão?

Sua missão é garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas.