Bolsa de Valores: conheça as Units

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pexels

No mercado acionário brasileiro, encontramos diversos tipos de ações. As mais comuns são ON (Ordinária)  e PN (Preferêncial). Além dessas, encontramos também uma classe de ações que não é muito conhecida do grande público, estamos nos referindo as Units. Nessa matéria, você aprenderá o que são ações, a diferença entre as ONs e PNs e conhecerá tudo a respeito das Units.

O que é ação?

Ao comprar uma ação, o investidor está adquirindo uma participação na propriedade de uma empresa. As ações representam um direito sobre os ativos e lucros da empresa. Na proporção em que o investidor vai adquirindo mais ações, sua participação acionária na empresa torna-se maior.

O que é uma ação PN?

Ao comprar uma ação PN, o investidor adquire a preferência no recebimento dos dividendos da empresa. Ou seja, o acionista preferencial receberá dividendos e outras compensações primeiro do que quem possui ações ordinárias da mesma empresa.

O que é uma ação ON?

A grande vantagem desta classe de ação é o direito a voto nas assembleias das empresas. Porém, para o pequeno investidor, esse direito é bastante limitado, já que seu voto pode ser bastante insignificante perto dos grandes investidores.

O que são as Units?

As Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários, tais  como, um conjunto de ações ordinárias e preferenciais. São negociadas na bolsa de valores e possuem o número 11 no final do código da empresa. A estrutura de cada Unit depende da estrutura de capital da empresa. Portanto, a Unit não é uma ação em si, mas um conjunto de mais de uma classe de valores mobiliários. O investidor em Units adquire o direito ao voto em assembleias corporativas e tem preferência no recebimento dos proventos. Esses benefícios, no entanto, são limitados à parcela do ativo dentro do conjunto.

Conheça alguns exemplos de Units negociadas na bolsa de valores brasileira: 

TIET11 (AES Tietê), BIDI11 (Banco Inter), KLBN11 (Klabin), ENGI11 (Energisa), etc.

Qual a vantagem das Units?

Por existir vários tipos de ações dentro de uma Unit, ela mantém a característica de todas elas. Ou seja, se uma Unit é composta por 2 ações ON e 2 PN, ela vai garantir direito a voto em assembleia e ainda terá preferência na distribuição de proventos. Esse pode ser um ponto bem positivo para os investidores que querem uma abrangência maior dos seus direitos.