Bolsa de Valores: conheça a importância do Tape Reading

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você sabia que existem várias maneiras para se analisar o que acontece na bolsa de valores? O Tape Reading é uma delas. Nessa matéria, você conhecerá tudo sobre essa estratégia.

O que é Tape Reading?

O Tape Reading é uma das maneiras que os  investidores têm para avaliar o que acontece no mercado acionário. O Tape Reading, também conhecido como leitura ou análise do fluxo de ordens, é uma técnica onde os investidores monitoram a leitura dos negócios fechados, juntamente com a dinâmica do book de ofertas (book de ofertas é o instrumento através do qual os agentes do mercado visualizam as ordens limitadas, ou seja, que estão esperando execução).

Qual é o objetivo da análise do fluxo de ordens?

Ao analisar o fluxo de ordens, os investidores conseguem identificar mudanças nos movimentos dos preços, ao identificar esses movimentos, conseguem aproveitar essa mudança e se posicionam na mesma direção, seguindo assim o fluxo de movimento dos preços.

Como surgiu o nome Tape Reading?

No passado, as cotações do dia eram impressas em uma fita. Embora, hoje o processo seja totalmente automatizado, o nome acabou mantido. Portanto, Tape Reading pode ser traduzido por leitura de fita.

Qual é a principal função do Tape Reading?

No Tape Reading, a principal função é entender e analisar os fluxos dos ativos. É importante considerar que essa não é uma forma de analisar ativos, mas monitorar e realizar uma leitura de mercado.

Qual é o grande objetivo do Tape Reading?

O grande objetivo do Tape Reading é mensurar o fluxo de ativos, em especial as grandes movimentações de mercado que, de maneira geral, são feitas pelos grandes investidores. Esses investidores têm uma grande influência sobre o mercado acionário, já que trabalham com volumes expressivos de capital. Desta maneira, o investidor individual pode identificar onde os grandes players estão colocando seu dinheiro e, assim, tentar seguir uma tendência para lucrar com ela. É importante destacar que, essa não é uma forma de análise de ativos. Ou seja, você não vai encontrar motivos para comprar ou vender uma ação baseando-se exclusivamente no Tape Reading. O que ele mostra é uma tendência em função do grande volume de capital que está sendo movimentado. Ao conseguir dominar essa técnica, o investidor terá uma ferramenta útil para entender o direcionamento de capital feito pelos grandes investidores.