Bolsa de Valores: aprenda o que é short squeeze

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Quem investe na bolsa de valores sabe que a volatilidade (oscilação) é uma característica marcante nesse mercado. Porém, existe uma situação em que isso fica mais acentuado ainda. Estamos nos referindo ao short squeeze. Nesta pauta, você aprenderá tudo sobre o assunto.

O que é short squeeze?    

Short Squeeze é o nome dado ao movimento abrupto (brusco) de forte alta no preço de uma ação.

O que causa esse movimento?

Esse movimento é ocasionado pelo fechamento de posições de investidores vendidos (operar vendido na bolsa de valores significa montar uma posição na qual é possível lucrar com a queda de cotação de um ativo em específico, como ações, opções, índices, mercado futuro, etc). Isso, geralmente, ocorre pela falta de ações no mercado para alugar. Essa situação pode ser ocasionada por alguns fatores:

a) Quando  doadores de ações  não querem renovar o empréstimo dos seus papéis ou quando pedem uma taxa de aluguel absurdamente alta.
b)Quando acontece a aproximação do limite de risco estabelecido pela B3 (antiga Bovespa) para esse tipo de operação. (normalmente só podem ser alugadas em torno de 20% do total de ações do free float de um papel).

O que é free float?

O free float mede a porcentagem de ações emitidas pelas empresas e que estão em circulação no mercado.

Aprenda de forma detalhada como funciona o short squeeze:

Para que um investidor fique vendido em um papel (seu objetivo é forçar a queda de uma ação), ele precisa alugar as ações de alguém. Se houver dificuldade em encontrar doadores, os investidores naturalmente irão começar a zerar suas posições vendidas. Isso fará com que a cotação da ação suba instantaneamente. Em resumo, é como se os preços tivessem uma mola extremamente comprimida que, de repente, é liberada, ocasionando a famosa e já conhecida correria dos vendidos na bolsa. É importante destacar que, este movimento de alta da ação não está baseado em fundamentos, portanto tem pouca duração.

É possível saber se há riscos do short squeeze acontecer? 

Sim, existem dois indicadores que mostram isso:

a) Razão entre ações short e ações disponíveis. Esse indicador mostra a quantidade de ações disponíveis no mercado que estão sendo vendidas pelo aluguel. Se este indicador estiver muito elevado, a ação pode estar sujeita a um short squeeze.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

b) Razão entre ações short e o volume de negociação. Esse indicador mostra a relação entre a quantidade de ações e o volume médio do papel. Exemplificando: Vamos imaginar que uma determinada ação esteja negociando 1.000 papéis/dia, mas possui 10.000 papéis short, está ação tem indicativo de que possa sofrer um short squeeze. Nesse caso específico, levaria 10 dias de volume normal para que os investidores que estão em short pudessem recomprar a ação.