Bolsa de Valores: aprenda o que é oferta pública de aquisição

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Unsplash

Quando uma empresa vai vender ações para os investidores pela primeira vez, ela é obrigada a realizar uma IPO (Oferta Pública Inicial/ Initial Public Offering). Nessa situação, os controladores estão renunciando a uma parte do seu comando em favor de novos acionistas. Por outro lado, as empresas que desejam fechar o seu capital na bolsa de valores, precisam realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). Nesta matéria, você ficará conhecendo tudo sobre essa situação que pode ocorrer no mercado de capitais.

O que significa OPA? 

Significa Oferta Pública de Aquisição.

O que é Oferta Pública de Aquisição? 

A empresa que deseja sair do mercado de capitais, precisa realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição). Nessa situação, ela deixará de ter suas ações listadas na bolsa de valores. Em outras palavras, isso é o fechamento do seu capital.

Como o acionista majoritário deve proceder ao realizar uma OPA?

O acionista majoritário deve fazer uma oferta aos demais acionistas e garantir a compra do restante das ações da companhia.

Como o preço justo das ações é definido?

O preço é definido através de um laudo emitido por uma empresa externa, que é encarregada de fazer essa análise.

O que é levado em consideração nessa análise externa?

Nessa análise externa, três fatores são levados em consideração:

a) Fluxo de caixa futuro.

b) Preço médio da ação nos últimos 12 meses.

c) Patrimônio líquido por ação.

Como é o funcionamento da OPA (Oferta Pública de Aquisição)?

Quando a empresa decide fechar seu capital, é necessário que ela faça um comunicado ao mercado. Isso é feito através de um fato relevante. Esse procedimento dará ciência aos acionistas do interesse da empresa naquele momento.

O próximo passo é o pedido de fechamento de capital, esse procedimento deve ser feito na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). A CVM, após receber o pedido, irá analisar e decidir se o pedido será ou não aceito. Em caso de aceite, inicia-se o processo de análise externa que apontará o valor sugerido para cada ação. Se os acionistas aceitaram o valor sugerido, o valor é depositado na conta de cada um deles. Se houver discordância por parte de 10% ou mais dos acionistas, é necessário a realização de uma assembleia para discutir a precificação do ativo.

O que leva uma empresa a fechar seu capital?

Listaremos três motivos:

a) As ações estão baratas. Nesse caso, o acionista majoritário calcula que os valores das ações no mercado estão muito baratas quando comparadas com o seu valor justo.

b) Perspectiva futura favorável. Nessa situação, pensando no longo prazo, concluí-se  que as ações estão sendo negociadas por um preço bem abaixo do seu valor real.

c) A empresa tem pouca necessidade de levantar recursos. Há situações de empresas que fecham seu capital pelo fato de não precisarem mais captar recursos para manter suas atividades.

Quais as desvantagens da realização da OPA?

Listaremos três motivos:

a) Os acionistas da empresa perdem liquidez, ou seja, encontram mais dificuldade em transformar seus ativos (ações) em dinheiro.

b) A empresa não consegue levantar mais tantos recursos externos com facilidade.

c) A empresa, ao realizar uma OPA, acaba perdendo transparência de mercado.