Bolsa de Valores: aprenda o que é aquisição hostil de ações

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Stevepb / Pixabay

Quem é empresário sabe bem a luta diária que tem que enfrentar para fazer o seu empreendimento prosperar. São várias situações que precisam ser monitoradas: ter o caixa da empresa equilibrado, ganhar mercado, fidelizar clientes, ter funcionários qualificados, conseguir sobreviver nesta época maluca do coronavírus, dentre outras situações. Se já não bastasse tudo isso, o empresário deve ficar alerta a uma situação que pode ocorrer com qualquer empresa. Você já parou para pensar como reagiria se sua empresa recebesse uma oferta hostil de aquisição? Nesta matéria, você aprenderá tudo sobre esse assunto.

O que é aquisição hostil?

Na aquisição hostil, o controle de uma empresa é tomado. Isso acontece mesmo sem a anuência do conselho administrativo da empresa. Nessa situação, o comprador força o fechamento do negócio. Desse procedimento rude, hostil, deriva o nome.

Como acontece o processo de aquisição hostil?

As aquisições hostis, popularmente conhecidas como hostile takeovers, podem acontecer de duas formas:

a) Através de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA). Nesse caso, a parte interessada na compra oferece um valor para que os acionistas vendam sua parte.

b) A outra maneira de fazer uma aquisição hostil acontece quando existe disputa entre acionistas sobre os objetivos da empresa. Nesse caso, os que possuem menos poder no Conselho de Administração podem se articular com outros acionistas minoritários para conseguir mudar seus componentes. Se os acionistas conseguirem formar uma nova maioria no conselho, a postura da empresa poderá sofrer alterações  de acordo com os novos acionistas controladores.

Quais são os, possíveis, motivos que levam a uma oferta hostil de aquisição?

São inúmeros os motivos que podem levar a uma oferta hostil de aquisição:

a) O comprador tem a convicção que a empresa pode ser melhor administrada por ele.

b) Uma empresa concorrente deseja ter acesso à marca e a tecnologia da empresa visada.

c) A oferta hostil é feita por uma empresa que deseja expandir seu setor de atuação, nesse caso, compra a companhia que já ocupa esse lugar.

Quais tipos de empresas são mais propensas a receber ofertas hostis de aquisição?

As empresas que estão mais propensas a esse movimento, são as que estão subavaliadas (depreciadas) na bolsa de valores (B3).