Bolsa de Valores: aprenda a diferença entre drag-along e tag-along

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Free-photos / Pixabay

O investidor em bolsa de valores não deve ficar preocupado apenas com o sobe e desce das ações. O mercado de renda variável é cheio de situações específicas, termos difíceis de serem entendidos, etc. Pensando nisso, essa pauta foi elaborada com o objetivo de ajudá-lo a entender alguns desses termos que não são usuais no dia a dia. Nessa matéria, você ficará conhecendo o significado de tag-along, drag-along e saberá a diferença entre ambos.

O que é tag-along?

Tag-along é um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da empresa  seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma.

As cláusulas de tag along possuem o objetivo de proteger os acionistas minoritários de uma empresa por meio do mecanismo do direito de venda conjunta. Isso significa que, caso os acionistas majoritários negociem a maioria do capital social, os sócios minoritários possuirão o direito de, caso desejarem, alienar também as suas respectivas parcelas nas mesmas condições e valores.

Saiba o que é drag-along?

Drag-along é uma cláusula que obriga os acionistas minoritários de uma empresa a vender suas ações caso o acionista majoritário decida se desfazer de  sua participação. Nesse caso, a venda deve ser feita sob o mesmo preço e as mesmas condições. Em outras palavras, drag-along é um direito que garante proteção aos acionistas majoritários.

Em casos, por exemplo, em que o sócio majoritário decida alienar a maioria do capital social para um investidor que não deseja ver o restante das quotas diluído entre diversos sócios minoritários, surge o chamado mecanismo da obrigação de venda conjunta. No drag along, os acionistas minoritários concordam que, no caso do interesse do sócio majoritário alienar suas quotas, devem realizar o mesmo procedimento, por valores e condições equivalentes.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Conclusão:

O tag-along e o drag-along são mecanismos que visam a defesa dos interesses dos acionistas minoritários e majoritários, respectivamente, caso surja algum processo de negociação da empresa ao longo do tempo.