Investimentos

Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar

As informações contidas no Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, são esperadas e muito importantes para os investidores brasileiros.

Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
3.5 de 2 votos

Ao acessar os portais de notícias nas segundas-feiras, as informações relacionadas ao mercado financeiro parecem se repetir. Quem não entende o motivo da aparente repetição, pensa até que é falta de assunto por parte da mídia.

Captura de Tela 2019 03 27 às 11.01.51 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal Globo.Com/G1
Captura de Tela 2019 03 27 às 11.04.59 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal Revista Veja
Captura de Tela 2019 03 27 às 11.02.32 1024x233 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal UOL

Porém, as informações de todas as segundas-feiras são novas, fazem parte do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. E acredite: elas são muito esperadas pelo investidores brasileiros.

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório elaborado pelo Banco Central a partir de projeções de profissionais que trabalham em bancos, corretoras, outras instituições financeiras, participantes do mercado financeiro e da sociedade com um todo.

Esses profissionais preenchem, toda a semana, uma pesquisa do Banco Central, atualizando suas projeções para indicadores como:

  • Crescimento da economia (PIB);
  • Índices de inflação;
  • Taxa de câmbio;
  • Dívida pública,
  • Balança comercial e
  • Taxa Selic (taxa básica de juros).

Os profissionais calculam essas projeções para suas próprias análises e compartilham por meio do Boletim Focus.

Reunindo todos esses dados, o Boletim Focus divulga a média das previsões dos especialistas em macroeconomia e mercado financeiro. Tais previsões acabam servindo de “guia” na tomada de decisões, como nos investimentos, por exemplo.

O Boletim Focus conta com projeções de pouco mais de 100 participantes, e há todo um método para a elaboração da pesquisa, que o Banco Central divulga gratuitamente em seu site. As  instituições que mais acertam as projeções entram para o grupo conhecido como “Top 5” e como mérito tem a média de suas projeções publicadas com destaque.

Fazer parte desse grupo dá prestígio, especialmente às instituições financeiras, já que os clientes esperam delas a capacidade de fazer projeções com um bom grau de acerto. 

Captura de Tela 2019 03 27 às 11.27.52 1024x580 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
*Clique para ampliar a imagem. (Crédito: Reprodução Banco Central)

*O relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O boletim traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões, que são do mercado, não do Banco Central.

As projeções das instituições participantes são coletadas por uma interface na internet, o Sistema de Expectativas de Mercado. Para garantir que informações antigas e desatualizadas não adulterem o resultado, projeções postadas há mais de 30 dias são desconsideradas.

Para que serve o Focus?

Desde a implantação do Sistemas de Metas de Inflação, em 1999, o controle do índice de preços é o principal objetivo do Banco Central com o Boletim Focus. As expectativas são um componente importante quando se trata de inflação, além de outros fatores que influenciam a trajetória do índice. Os preços sobem quando a maioria acha que vai subir – e é isso que o Focus mede.

As projeções mensuradas pelo Boletim Focus ajudam o Banco Central a calibrar sua atuação no combate à inflação, principalmente com relação à taxa básica de juros, a taxa Selic.

A transparência na relação com o mercado e empresários é um dos compromissos do Banco Central pelo regime de metas. Sem confiança, ações no controle da inflação tornam-se menos efetivas.

Falando em taxa Selic…

Entender o que é taxa Selic é muito importante, pois ela interfere diretamente no nosso cotidiano. É através dela que o Banco Central controla a inflação. Dessa forma, quando a Selic está em alta, automaticamente aumentam os juros cobrados nas operações bancárias, o que, por sua vez, desestimula o consumo, pois a inflação também aumenta.

A taxa Selic em alta não favorece a Bolsa de Valores. Pois com menor consumo, há queda na produção e lucro das empresas que possuem ações. Com esse cenário, muitos investidores preferem evitar riscos, aplicando em produtos atrelados a juros, e não em ações. Porém, quando a taxa Selic está baixa, as operações ficam mais baratas devido aos juros menores, o que aumenta o consumo, resultado na baixa inflação.

Boletim Focus e a importância para os investimentos

Quanto mais próximas da realidade as projeções do Boletim Focus ficarem, melhor. Trabalhar com dados “corretos” é fundamental para tomar decisões certas na hora de investir, por exemplo.

Quem acompanha o Boletim Focus toda a segunda-feira tem uma grande fonte de informação a respeito da economia brasileira. Aliadas à vivência de mercado, as projeções são bastante úteis e ajudam a formar uma ideia dos rumos que a economia vai tomar. Dessa forma, a partir de interpretações, é possível traçar estratégias de investimento – sempre de acordo com nossos objetivos, perfil de investidor e faixa de renda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Modelo Imagem Artigo - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By sarawutnirothon

Para você entender melhor 

Se a cada semana o Focus traz expectativas mais elevadas de inflação, significa que cresce a possibilidade de o Banco Central elevar a taxa Selic em algum momento (aumenta os juros para conter a alta inflacionária na economia). Então, essa possível alta da Selic pode ser determinante na hora de escolher um investimento em renda fixa, por exemplo.

Investir é um grande desafio! São necessárias boas estratégias e estudos sobre o mercado que pretende investir para se obter lucros. Porém, quanto mais informações relevantes o investidor possuir, com certeza ficará mais tranquilo ao arriscar o seu dinheiro.

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close