Investimentos

Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar

As informações contidas no Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, são esperadas e muito importantes para os investidores brasileiros.

Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
3.5 de 2 voto[s]

Ao acessar os portais de notícias nas segundas-feiras, as informações relacionadas ao mercado financeiro parecem se repetir. Quem não entende o motivo da aparente repetição, pensa até que é falta de assunto por parte da mídia.

Captura de Tela 2019 03 27 às 11.01.51 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal Globo.Com/G1
Captura de Tela 2019 03 27 às 11.04.59 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal Revista Veja
Captura de Tela 2019 03 27 às 11.02.32 1024x233 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Reprodução Portal UOL

Porém, as informações de todas as segundas-feiras são novas, fazem parte do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. E acredite: elas são muito esperadas pelo investidores brasileiros.

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório elaborado pelo Banco Central a partir de projeções de profissionais que trabalham em bancos, corretoras, outras instituições financeiras, participantes do mercado financeiro e da sociedade com um todo.

Esses profissionais preenchem, toda a semana, uma pesquisa do Banco Central, atualizando suas projeções para indicadores como:

  • Crescimento da economia (PIB);
  • Índices de inflação;
  • Taxa de câmbio;
  • Dívida pública,
  • Balança comercial e
  • Taxa Selic (taxa básica de juros).

Os profissionais calculam essas projeções para suas próprias análises e compartilham por meio do Boletim Focus.

Reunindo todos esses dados, o Boletim Focus divulga a média das previsões dos especialistas em macroeconomia e mercado financeiro. Tais previsões acabam servindo de “guia” na tomada de decisões, como nos investimentos, por exemplo.

O Boletim Focus conta com projeções de pouco mais de 100 participantes, e há todo um método para a elaboração da pesquisa, que o Banco Central divulga gratuitamente em seu site. As  instituições que mais acertam as projeções entram para o grupo conhecido como “Top 5” e como mérito tem a média de suas projeções publicadas com destaque.

Fazer parte desse grupo dá prestígio, especialmente às instituições financeiras, já que os clientes esperam delas a capacidade de fazer projeções com um bom grau de acerto. 

Captura de Tela 2019 03 27 às 11.27.52 1024x580 - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
*Clique para ampliar a imagem. (Crédito: Reprodução Banco Central)

*O relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O boletim traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões, que são do mercado, não do Banco Central.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


As projeções das instituições participantes são coletadas por uma interface na internet, o Sistema de Expectativas de Mercado. Para garantir que informações antigas e desatualizadas não adulterem o resultado, projeções postadas há mais de 30 dias são desconsideradas.

Para que serve o Focus?

Desde a implantação do Sistemas de Metas de Inflação, em 1999, o controle do índice de preços é o principal objetivo do Banco Central com o Boletim Focus. As expectativas são um componente importante quando se trata de inflação, além de outros fatores que influenciam a trajetória do índice. Os preços sobem quando a maioria acha que vai subir – e é isso que o Focus mede.

As projeções mensuradas pelo Boletim Focus ajudam o Banco Central a calibrar sua atuação no combate à inflação, principalmente com relação à taxa básica de juros, a taxa Selic.

A transparência na relação com o mercado e empresários é um dos compromissos do Banco Central pelo regime de metas. Sem confiança, ações no controle da inflação tornam-se menos efetivas.

Falando em taxa Selic…

Entender o que é taxa Selic é muito importante, pois ela interfere diretamente no nosso cotidiano. É através dela que o Banco Central controla a inflação. Dessa forma, quando a Selic está em alta, automaticamente aumentam os juros cobrados nas operações bancárias, o que, por sua vez, desestimula o consumo, pois a inflação também aumenta.

A taxa Selic em alta não favorece a Bolsa de Valores. Pois com menor consumo, há queda na produção e lucro das empresas que possuem ações. Com esse cenário, muitos investidores preferem evitar riscos, aplicando em produtos atrelados a juros, e não em ações. Porém, quando a taxa Selic está baixa, as operações ficam mais baratas devido aos juros menores, o que aumenta o consumo, resultado na baixa inflação.

Boletim Focus e a importância para os investimentos

Quanto mais próximas da realidade as projeções do Boletim Focus ficarem, melhor. Trabalhar com dados “corretos” é fundamental para tomar decisões certas na hora de investir, por exemplo.

Quem acompanha o Boletim Focus toda a segunda-feira tem uma grande fonte de informação a respeito da economia brasileira. Aliadas à vivência de mercado, as projeções são bastante úteis e ajudam a formar uma ideia dos rumos que a economia vai tomar. Dessa forma, a partir de interpretações, é possível traçar estratégias de investimento – sempre de acordo com nossos objetivos, perfil de investidor e faixa de renda.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Modelo Imagem Artigo - Boletim Focus: Para que serve e como acompanhar
Crédito da imagem: Banco de Imagens EnvatoElements/By sarawutnirothon

Para você entender melhor 

Se a cada semana o Focus traz expectativas mais elevadas de inflação, significa que cresce a possibilidade de o Banco Central elevar a taxa Selic em algum momento (aumenta os juros para conter a alta inflacionária na economia). Então, essa possível alta da Selic pode ser determinante na hora de escolher um investimento em renda fixa, por exemplo.

Investir é um grande desafio! São necessárias boas estratégias e estudos sobre o mercado que pretende investir para se obter lucros. Porém, quanto mais informações relevantes o investidor possuir, com certeza ficará mais tranquilo ao arriscar o seu dinheiro.

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close