BMG (BMGB11), Banrisul (BRSR6) e Pan (BPAN4) são os campeões de reclamações ao Banco Central

Paulo Amaral
null
1

Crédito: Divulgação / Banco BMG

A Agência Brasil divulgou nesta quarta-feira (15) uma nota revelando quais são os três bancos “campeões” em reclamações dos consumidores junto ao Banco Central.

O top 3 é formado por BMG (BMGB11), Banrisul (BRSR6) e Banco Pan (BPAN4). Foram consideradas as reclamações contra instituições que possuem mais de 4 milhões de clientes cadastrados.

O banco Pan tem 4.459.480 clientes, o BMG tem 4.747.780 e o Banrisul, 4.935.064 até o fechamento desses números.

O “título” ficou com o Banco Pan. De acordo com a reportagem, a instituição recebeu 564 queixas no último trimestre de 2019, boa parte delas relacionadas “à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada”.

Na vice-liderança apareceu o BMG, famoso por estampar sua logomarca em alguns dos principais times de futebol do Campeonato Brasileiro.

O BMG recebeu 326 reclamações, enquanto o Banrisul, que também desfilou a temporada 2019 nas camisas de dois grandes clubes brasileiros, ficou com 115 queixas no mesmo período.

O ranking

Segundo a Agência Brasil, o índice representa o número de reclamações de cada banco para cada 1 milhão de clientes.

O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 126,47. As queixas contra o BMG somaram 68,66 no índice. O Banrisul ficou com índice de 26,30.

A defesa

Em nota enviada à Agência Brasil, o Banco Pan afirmou que tem tomado as medidas cabíveis para melhorar o atendimento ao cliente.

“O PAN tem se destacado na adoção de medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Foi pioneiro entre os bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) em janeiro deste ano, para redução do número de reclamações. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”.

Os outros bancos que ficaram no top 3 de reclamações, BMG e Banrisul, não se posicionaram sobre a reportagem.

Sua carteira de investimentos está preparada para aproveitar a retomada de crescimento do Brasil? Essa pode ser a oportunidade da sua vida!

Deixe seus dados abaixo e nossa equipe entrará em contato para lhe ajudar.

Ou se preferir, ligue direto para 4007-2374.