Bill Gates recomenda 4 livros que você precisa ler “imediatamente”

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Chesnot/Getty Images

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, é apaixonado por leitura. E, em tempos de estresse, o milionário separou 4 livros que recomenda “leitura imediata” a todos.

Em entrevista recente para Lloyd Minor, reitor de medicina da Universidade de Stanford, Gates revelou uma seleção de livros para ler durante essa época de crise provocada pela pandemia.

O site da CNBC publicou uma reportagem contando um pouco mais sobre o assunto.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

Confira abaixo os 4 livros que Bill Gates quer que você leia “imediatamente”.

The New Jim Crow: Encarceramento em massa na era do daltonismo

O livro de Michelle Alexander foi escrito em 2020e tem como temas principais racismo, sistema judiciário criminal e encarceramento em massa.

Segundo Bill Gates, a leitura é obrigatória para “pensar sobre como outras pessoas percebem o sistema de justiça”.

“Há muitos livros sobre injustiça racial que eu provavelmente deveria ter lido mais no passado”, admitiu.

Segundo Gates, depois que George Floyd foi morto pela polícia em 25 de maio, e protestos ocorreram em todo o país contra a injustiça racial, muitas pessoas se voltaram para a literatura antirracismo.

Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine Forever

A obra escrita por Bijal P. Trivedi trata da doença genética fibrose cística e é, de acordo com Bill Gates, “um grande exemplo de onde pesquisadores brilhantes em nível acadêmico, uma empresa [e] doadores se reuniram para alcançar algo que nem mesmo estava claro poderia ser feito.”

O novo livro de não ficção narra como a fibrose cística foi descoberta e os tratamentos desenvolvidos, através das lentes de pacientes, médicos e filantropos.

“Contrair uma doença como essa é muito inspirador”, disse Gates. “Há muitas histórias excelentes nisso”, completou.

O esplêndido e o vil: uma saga de Churchill, família e desafio durante a blitz

O livro escrito Erik Larson é, de acordo com a conversa entre Gates e Minor, bastante relevante para a época atual, pois “mostra um líder que estava sob muita pressão e dúvidas sobre as coisas”.

O líder retratado no livro é Winston Churchill, e a obra retrata a Segunda Guerra Mundial.

Gates apontou que “mesmo que possamos ficar obcecados por questões políticas, recuar e ler livros atenciosos é muito útil.”

Dez Lições para um Mundo Pós-Pandêmico

A última indicação de Bill Gates é, sem sombra de dúvida, a mais adequada para quem está vivenciando – e sofrendo – com a pandemia da Covid-19.

Escrito por Fareed Zakaria, colunista e apresentador do “Fareed Zakaria GPS”, da CNN Worldwide,  o livro conta como o novo coronavírus mudou o mundo.

Zakaria relata os aprendizados da pandemia em “lições” que governos e pessoas podem tirar no futuro.

Entre eles, os exemplos que alguns governantes não ouviram: “As pessoas deveriam ouvir os especialistas” e “A desigualdade vai piorar”.

“É um título muito promissor”, concluiu Gates.

07

Vem aí o maior evento de Investimentos das AméricasClique e inscreva-se na Money Week