Biden tem vantagem sobre Trump em confronto nacional, diz pesquisa

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: Reprodução/CNN

Uma pesquisa feita pelo canal CNN nos Estados Unidos apontou que o ex-vice-presidente Joe Biden lidera sobre o presidente Donald Trump em confronto nacional pela Casa Branca. A vantagem é entre 53% e 42% entre os eleitores registrados.

Biden começa com uma vantagem entre os eleitores em geral. Contudo, as as pesquisas nacionais não podem abordar a disputa entre faculdades eleitorais estado a estado, que determina a presidência. A pandemia de coronavírus alterou drasticamente as campanhas presidenciais. Ele e Trump pausaram pessoalmente os eventos da campanha, e os estados adiaram as eleições primárias até os meses de verão.

Para os eleitores, o ex-presidente é mais confiável para lidar com várias questões importantes. Incluindo a resposta ao surto de coronavírus (52% a 43%), assistência médica (57% a 39%) e ajudar a classe média (57% a 38%).

Mas quando a questão é economia, quem lidera, por pouco, é Trump, por pouco, com 50%, contra 46% a favor de Biden.

Mas no resultado na CNN, o confronto eleitoral geral apresenta pouco apoio cruzado para Biden ou Trump entre os partidários. Biden é apoiado por 91% dos democratas, enquanto Trump detém 96% dos republicanos. Eleitores independentes quebram para Biden, 52% atrás do ex-vice-presidente, 40% para Trump.

Todavia, a pesquisa sugere que Biden possui uma grande vantagem entre os eleitores mais jovens. Entre os menores de 35 anos, 62% apoiam Biden, 31% Trump. Enquanto o apoio de Trump é mais forte entre os idosos (55% Trump a 42% Biden).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Eleições

Com o país focado firmemente no coronavírus, o entusiasmo em votar nas eleições presidenciais entre os eleitores registrados caiu nove pontos percentuais. E 66% que disseram estar extremamente ou muito entusiasmados em março para 57% agora.

O entusiasmo geral caiu mais entre democratas do que republicanos. De 12 pontos para os democratas, enquanto permanece estável para os republicanos. E aqueles que afirmam apoiar Trump estão muito mais entusiasmados com a votação (70%) do que aqueles que apoiam Biden (50%).

A pesquisa da CNN foi conduzida pelo SSRS de 3 a 6 de abril, com 1.002 adultos. Os resultados para a amostra completa apresentam uma margem de erro de amostragem de mais ou menos 3,7 pontos percentuais. Para a amostra de 875 eleitores registrados, é de 3,9 pontos percentuais.