BC: inadimplência bate recorde de baixa em julho

Marcello Sigwalt
null

Crédito: Site A Crítica

Com a pandemia, recuou a economia, mas também a inadimplência, que bateu recorde de baixa em julho último: chegou a 3,5%, ligeiramente abaixo dos 4% apurados em igual mês de 2019, aponta estudo recente divulgado pelo Banco Central (BC).

Apesar do temor de calotes por parte dos bancos e instituições financeiras – sobretudo no período de distanciamento social –, a queda da inadimplência em julho é a menor da série histórica, iniciada em março de 2011.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

Reforço de liquidez

A baixa na inadimplência ganha maior relevância porque ocorre no momento de reforço de liquidez, por meio do programa de auxílio emergencial, para assegurar renda à faixa mais vulnerável da população.

No comparativo entre o segundo trimestre deste ano e o anterior (2T20/1T20), a recuperação dos contratos de Pessoa Jurídica (com prazo de 60 dias) recuou 18,43%.

Os de Pessoa Física, sobretudo em algumas carteiras, chegaram a avançar 10%, em igual comparativo.

Inadimplência variável

Segundo o diretor do Grupo KSL, Edemilson Koji Motoda, a inadimplência varia muito conforme o segmento, assim como o prazo da dívida, o tipo de devedor (PJ ou PF), com análises específicas para cada caso.

Motoda avalia que o comportamento do consumidor mudou com a crise. Se este antes comia fora todos os dias, agora prefere cozinhar em casa, o que lhe permitiu economizar algum dinheiro.

Portas fechadas

Não tiveram o mesmo destino as micro e médias empresas, obrigadas a fechar as portas por até três meses.

O diretor do Grupo KSL destaca a importância, nesse momento, da educação financeira, no sentido de informar a população sobre a necessidade de quitar dívidas, evitando, assim, o acúmulo de encargos e juros.

Sobre a KSL

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contact Center e relacionamento.

Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira