BC diz que pagamentos por WhatsApp Pay ainda estão em teste

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Reprodução/mohamed Hassan/Pixabay

O Banco Central (BC) informou que “considera um avanço” o início dos testes com WhatsApp Pay, mas que o método ainda foi autorizado pelo órgão.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

“Os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reiteramos, deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização”, afirmou o BC em nota.

De acordo com a autarquia, a Visa, uma das empresas responsáveis pela viabilização do pagamento por WAP, solicitou a realização de testes ao BC.

Segundo o Banco Central, no entanto, há regras a serem seguidas para que os testes possam ser realizados.

“Esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante”, alertou.

“Os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outros pleitos”, completou a nota publicada no site do Banco Central.

BC espera resposta da Mastercard

De acordo com o BC, enquanto a Visa já comunicou a realização de testes com o aval do órgão, a Mastercard ainda não se posicionou.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

“Não houve manifestação sobre questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor”.

De acordo com a nota, o Banco Central pretende concluir a análise o mais rápido possível.

O órgão explicou que a ideia é “recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários”.

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir