A má condução da pandemia de Covid-19 pelo governo Bolsonaro e pelo Congresso deverá ter impactos concretos nas projeções dos modelos econômicos do Banco Central, levando a um crescimento menor da economia, mais inflação e juros mais altos, conforme informou o Valor.
A estimativa para a inflação para 2021 aumentou, passando de 3,53% para 3,87%.
A má condução da pandemia também derruba preço de ativos locais.
Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a opções de investimentos de acordo com seu perfil. Invista em suas Escolhas
O principal índice de ações da Bolsa, Ibovespa, acumula perdas de 12,15% neste ano, em dólar, enquanto a bolsa mexicana cai 0,03% e a da África do Sul sobe 10,87%. A moeda americanas valorizou-se 9,12% ante o real e tem alta de 6,25% em relação ao peso mexicano e de 1,03% frente ao rublo, conforme reportagem do Valor.
O que você verá neste artigo:
PEC emergencial é aprovada, após concessões
Após realizar alguns cortes no texto e fazer diversas concessões, o governo conseguiu aprovar nesta quinta-feira (4), no Senado, a proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial e o dispositivo que limita em R$ 44 bilhões os gastos com o novo auxílio emergencial. A proposta segue para a Câmara. A notícia é do Valor.
PEC do Auxílio abre brechas para blindar verbas de militares
A PEC abriu uma brecha para que receitas voltadas para ações de defesa nacional e das Forças Armadas sejam vinculadas a despesas. Ou seja, a regra possibilita que esses gastos sejam carimbados, o que vai em direção contrária à defesa da equipe econômica de reduzir amarras no Orçamento. As informações são do Estadão.
Bolsonaro segue a caminho de Dilma pré-impeachment
O presidente Bolsonaro está fazendo o Brasil reviver cenário de forte aceleração da inflação com queda da atividade econômica. A combinação, conhecida como “estagflação” —quando estagnação econômica, ou recessão, convive com preços em alta— foi a principal marca dos meses que precederam o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, conforme matéria da Folha de S.Paulo.
Atualização Covid-19
O Brasil teve 1.699 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 260.970. Os novos casos positivados foram 75.102, de um total de 10.793.732 milhões.