Má gestão da pandemia prejudica cenário do BC; veja mais notícias

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

A má condução da pandemia de Covid-19 pelo governo Bolsonaro e pelo Congresso deverá ter impactos concretos nas projeções dos modelos econômicos do Banco Central, levando a um crescimento menor da economia, mais inflação e juros mais altos, conforme informou o Valor.

A estimativa para a inflação para 2021 aumentou, passando de 3,53% para 3,87%.

A má condução da pandemia também derruba preço de ativos locais.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a opções de investimentos de acordo com seu perfil. Invista em suas Escolhas

O principal índice de ações da Bolsa, Ibovespa, acumula perdas de 12,15% neste ano, em dólar, enquanto a bolsa mexicana cai 0,03% e a da África do Sul sobe 10,87%. A moeda americanas valorizou-se 9,12% ante o real e tem alta de 6,25% em relação ao peso mexicano e de 1,03% frente ao rublo, conforme reportagem do Valor.

PEC emergencial é aprovada, após concessões

Após realizar alguns cortes no texto e fazer diversas concessões, o governo conseguiu aprovar nesta quinta-feira (4), no Senado, a proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial e o dispositivo que limita em R$ 44 bilhões os gastos com o novo auxílio emergencial. A proposta segue para a Câmara. A notícia é do Valor.

PEC do Auxílio abre brechas para blindar verbas de militares

A PEC abriu uma brecha para que receitas voltadas para ações de defesa nacional e das Forças Armadas sejam vinculadas a despesas. Ou seja, a regra possibilita que esses gastos sejam carimbados, o que vai em direção contrária à defesa da equipe econômica de reduzir amarras no Orçamento. As informações são do Estadão.

Bolsonaro segue a caminho de Dilma pré-impeachment

O presidente Bolsonaro está fazendo o Brasil reviver cenário de forte aceleração da inflação com queda da atividade econômica. A combinação, conhecida como “estagflação” —quando estagnação econômica, ou recessão, convive com preços em alta— foi a principal marca dos meses que precederam o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, conforme matéria da Folha de S.Paulo.

Atualização Covid-19 

O Brasil teve 1.699 óbitos confirmados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas a 260.970. Os novos casos positivados foram 75.102, de um total de 10.793.732 milhões.