Bancos e instituições financeiras são obrigados a publicar balanços no site do BC

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / EnvatoElements

Os bancos e outras instituições financeiras foram informados que terão de publicar seus balanços no site do Banco Central (BC). Em uma nova área do site, vai ser possível consultar os dados desses bancos e instituições financeiras de todo o país. O objetivo com esse novo recurso é dar mais transparência e facilitar o acesso da população, para que possa comparar as demonstrações financeiras para os usuários.

A nova área recebe o nome de “Central de Demonstrações Financeiras do Sistema Financeiro Nacional”. E já está disponível no site do Banco Central. Segundo informações da Uol, as demonstrações que serão divulgadas pelo BC são compostas de:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa;
  • Demonstração do Resultado Abrangente.

Antes desse recurso, as instituições financeiras tinham de apenas publicar o seu balanço no Diário Oficial e em algum jornal que tivesse grande circulação. Há algumas instituições que publicava em seus próprios sites, mas a nova medida vai auxiliar na busca e localização em um só local. Na entrevista ao Uol, Paulo Sérgio Neves de Souza , diretor de fiscalização do BC, comentou sobre a notícia: 

“Acreditamos que reunir as demonstrações em um só espaço irá facilitar o acesso de todos. Além de permitir maior consistência, continuidade e comparabilidade da informação disponibilizada ao público. O que garante maior controle da divulgação. Inclusive no que se refere à observância dos prazos definidos em lei e na regulação infralegal” afirma Souza.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374