Bancos digitais e aplicativos móveis conquistam coração dos brasileiros, diz pesquisa

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Divulgação / Nubank

As longas filas para pagar contas, efetuar transferências e outros serviços bancários parece já fazerem parte do passado para boa parte da população brasileira.

Pelo menos foi isso o que apontou a pesquisa encomendada pela Fiserv, fornecedora global de tecnologia de serviços financeiros, e realizada pela Toluna Insights.

De acordo com matéria publicada pelo site da revista Exame, os números da pesquisa apontaram que 20% dos brasileiros já aderiram aos bancos digitais – os que não possuem agências físicas -, casos do Inter e do Nubank.

Descubra novos caminhos para multiplicar seu patrimônio. Aprenda hoje a investir R$ 300 mil com os melhores desempenhos.

Bancos tradicionais, mas que também têm sua “versão digital”, como o Itaú, também cresceram. A pesquisa apontou que o Itaú digital já possui mais de 12 milhões de correntistas.

A Toluna Insigths ouviu 600 pessoas em diversas regiões do País e constatou que 61% dos entrevistados ainda têm sua conta principal atrelada aos bancos mais tradicionais, enquanto 18% já preferem os digitais e 11% apostam em bancos regionais físicos.

Aplicativos em alta

Além dos bancos digitais, os aplicativos de operações financeiras também parecem ter conquistado definitivamente o coração do brasileiro.

Análises e Resumos do mercado financeiro com leituras de 5 minutos. Conheça a EQI HOJE

Os números da pesquisa mostraram que os apps se tornaram a principal ferramenta de acesso para os correntistas de qualquer tipo de banco, com preferência de 43% dos usuários.

Apenas 16% dos entrevistados declararam que continuam “fãs” do sistema tradicional, ou seja, ir às agências físicas e encarar filas e tempo de espera para pagar contas ou falar com um gerente.

 

Baixe a planilha e faça você mesmo o rebalanceamento da sua carteira de investimentos com Renda Fixa e Variável