Banco Itaú terá de ser minoritário na XP Investimentos

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Talvez a decisão não seja bem como o Itaú Unibanco esperava, ou, pretendia. Responsável por analisar e aprovar a operação, o Banco Central decidiu que o Itaú Unibanco terá que se manter como acionista minoritário e determinou, ainda, limites ao tamanho dessa fatia.

A compra inicial não muda, conforme o acordo. O Itaú Unibanco ingressa na XP Investimentos com 30,1% das ações ordinárias e outros 49,9% do capital total. Porém, serão alteradas as demais quatro etapas previstas no contrato assinado em 2017.

Se haverá mais uma ou duas tranches adicionais de compra de ações da XP, ainda é ponto a ser decidido. Mas, o que já é certo é que o Itaú Unibanco não poderá ter 74,9% do capital total e 49,9% do votante. Tais percentuais estavam previstos no contrato e seriam alcançados em 2022.

[box type=”info” align=”aligncenter” class=”” width=””]Em maio de 2017, o Itaú Unibanco, maior banco brasileiro, anunciou a compra de 49,9% do capital da XP Investimentos – que é a maior corretora da América Latina – por R$ 6,3 bilhões. O negócio envolve a injeção de R$ 600 milhões na XP e um acerto entre o Itau Unibanco, o fundo General Atlantic e a gestora Dynamo, ambos acionistas da corretora.[/box]

Sobre a XP Investimentos

A XP é uma corretora que permite que os clientes tenham acesso a diversos investimentos oferecidos por diferentes bancos brasileiros. Investimentos como fundos imobiliários, de renda fixa ou variável, ações nas Bolsa de Valores… A liberdade de escolha é a diferença da XP em relação aos tradicionais bancos, que só vendem aos clientes os produtos disponíveis na própria instituição financeira.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Qual é o seu perfil de investidor?

Se ainda não sabe, esse é o momento de descobrir. Faça o teste, de graça, aqui mesmo no site!

[banner id=”teste-perfil”]

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.