Balanços de Gafisa (GFSA3), Cemig (CMIG4) e Ânima (ANIM3) agitam semana

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

A safra de balanços do segundo trimestre (2TRI21) chega ao fim. A terceira semana de agosto finaliza o calendário de resultados do trimestre na segunda-feira (16).

Entre os balanços previstos estão IRB Brasil (IRBR3), Dimed (PNVL3), Gafisa (GFSA3), Cemig (CMIG4), Ânima Holdings (ANIM3), entre outros.

Simule seus investimentos com um especialista e confira as melhores opções de acordo com seu perfil

Neste artigo, trazemos os principais balanços previstos para esta semana, com as indicações para os resultados e as teleconferências, separados pelos setores, e a retrospectiva dos resultados já divulgados.

Bancos, seguradoras e financeiras

Os resultados do 2TRI21 para os bancos devem seguir um tom uníssono, de acordo com relatórios. Houve efeitos positivos em relação a recuperação do consumo e do cenário aquecido no crédito.

Em conjunto com as despesas com provisões para devedores duvidosos, há contribuição do impacto positivo com o crédito ainda em expansão. Especialmente com as linhas de maior qualidade, como veículo e imobiliário, voltadas para pessoas físicas. Os resultados tem feito a inadimplência surpreender positivamente até agora.

Balanços de bancos, seguradoras e empresas financeiras nesta semana:

Resultados já publicados:

Saúde

No setor de saúde, o aumento dos casos de Covid-19 impactou na geração de receitas por conta do adiamento de cirurgias eletivas. O fim das restrições aos atendimentos trouxe de volta fluxo de pacientes em hospitais, mesmo com o agravamento da pandemia.

Com a porta de entrada do setor em ascensão, os segmentos de medicina diagnóstica, farmácias e farmacêuticas também foram beneficiados em faturamento e retorno das margens. A previsão é que a demanda reprimida, além da maior preocupação com a saúde, vá perdurar por todo o ano, sustentando uma tese estrutural positiva no curto e médio prazo.

Balanços de saúde nesta semana:

Resultados já publicados:

Varejo, alimentos e bebidas

Como no trimestre anterior, o 2TRI21 deve trazer resultados mistos para as empresas do setor de alimentos. As empresas com operações internacionais e maior participação de exportações devem apresentar melhores performances no período comparadas com as de maior exposição ao mercado doméstico.

Já no varejo de alimentos, a redução das restrições melhora as perspectivas do segmento, entretanto a alta do preços dos aimentos vem impactando o poder de compra dos consumidores e o volume vendido.

Enquanto isso, o varejo de bens de consumo duráveis e semiduráveis deve se beneficiar da reabertura, sobretudo na comparação anual, já que o segundo trimestre do ano passado foi o pior da pandemia.

Para o Banco Inter, a volta do funcionamento dos shopping e lojas de rua pode recuperar, além das vendas, as margens das varejistas.

Balanços de varejo, alimentos e bebidas nesta semana:

  • Camil (CAML3), quinta-feira (07 de outubro). Teleconferência dia 08 de outubro.

Resultados já publicados:

Shopping Centers

Com o aumento dos horários de funcionamento dos shoppings, aliado a recuperação de vendas e das receitas de aluguéis, o setor deve apresentar recuperação.

Isso deve impulsionar a receita com estacionamentos, pelo maior fluxo de consumidores.

Entretanto, de acordo com Banco Inter, a taxa de inadimplência deve seguir elevada, embora a ocupação deva se manter marginalmente estável.

Resultados já publicados:

Construtoras

No setor de construção, o Banco Inter espera no 2TRI21 sólidos números operacionais tanto no número de lançamentos quanto em vendas. Mesmo com a maior pressão dos insumos, as margens deverão apresentar baixa deterioração em virtude dos repasses de preço implementados pelas construtoras.

Nesse sentido, destacamos que a demanda nos segmentos de baixa e alta renda deverão permanecer resilientes, enquanto o média renda deverá ter menor protagonismo no trimestre. Por outro lado, o Banco acredita que alguns lançamentos do baixa renda tenham perdido atratividade por conta dos maiores custos.

Balanços de construtoras nesta semana:

Resultados já publicados:

Petróleo, mineração e siderurgia

Para o 2TRI21 no setor de mineração, de acordo com relatório do Banco Inter, este deve ser um dos melhores em muitos anos para as mineradoras. Os preços do minério de ferro estão acima de US$ 200/t, na média. Além disso, há muita demanda desde o final do ano passado, quando a economia começou a se recuperar.

Já em siderurgia, o banco estima que o 2TRI21 trará a continuidade dos bons números observados no trimestre anterior. O setor de construção segue aquecido, desta vez, muito mais pela maior demanda das construtoras do que do mercado varejista.

Resultados já publicados:

Energia elétrica

A previsão da Eleven Financial Research é que o setor de energia elétrica no 2TRI21 deve apresentar forte recuperação de volumes de energia com retorno a patamares semelhantes a 2019.

Em linhas gerais, as empresas de distribuição deverão apresentar forte crescimento de volumes de energia comercializada, redução do índice de inadimplência e redução na sobre contratação de energia.

As empresas de geração não devem ser negativamente afetadas pela crise hídrica, uma vez que se prepararam buscando alternativas de hedge para este trimestre.

Balanços de energia e saneamento nesta semana:

  • Cemig (CMIG4), segunda-feira (16), após fechamento. Teleconferência, dia 17, às 11h;

Resultados já publicados:

Transportes e indústria

Mais um segmento a sentir os efeitos da pandemia é o de transporte, sobretudo por conta da redução da locomoção.

Já na índustria local há aumento de custos, impactando margens, o que pode ser compensado pelas vendas ao exterior, para algumas empresas com este foco.

Resultados já publicados:

Papel e Celulose

O trimestre tende a ser bastante positivo para as empresas do setor de papel e celulose, por conta da alta dos preços da commodity – especialmente no 2TRI21.

Por outro lado, como aponta a Eleven, o setor de embalagens e papel ondulado interno segue com demanda aquecida, diante da exposição ao setor de alimentos e demanda de e-commerce.

Resultados já publicados:

Outros balanços: tecnologia, educação, agronegócio

Balanços de tecnologia nesta semana:

Resultados já publicados:

Importante: todos os resultados estão sujeitos a alterações por parte das empresas.

Veja o calendário de Agosto de Balanços:

16 de agosto

  • Cemig
  • Gafisa
  • IRB Brasil
  • Ambipar
  • Dimed
  • Ânima Holding
  • Instituto Hermes Pardini
  • Meliuz
  • Getninjas
  • Focus Energia
  • Cedro Cachoeira
  • Jalles Machado
  • HBR Realty
  • Petro Recôncavo
  • Desktop
  • Boa Vista
  • Cruzeiro do Sul
  • Brisanet
  • Agrogalaxy
  • Mosaico

Temporada de balanços deve apresentar resultados fortes, mas investidor deve ficar atento

Para esta temporada, as companhias devem transparecer números ainda com grandes diferenças na comparação com a base anual.

Entre o mercado, o consenso aponta para estas projeções do 2TRI21 ante 2TRI20:

  • que a receita líquida do Ibovespa avance 31%,
  • o Ebitda, 70% e
  • o lucro líquido 254%.

Entretanto, o investidor, entretanto, deve ficar atento.

“Os balanços do segundo trimestre deverão ser extremamente bons para a maior parte das companhias por causa da base muito fraca de comparação”, explica Aline Cardoso, gestora da EQI Asset.

Quer investir no mercado de ações? Preencha o formulário logo abaixo que um assessor de investimentos pode ajudá-lo com a melhor aplicação para o seu perfil de investidor!

Cases da Bolsa

Aprenda análise fundamentalista de ações na prática, com maiores cases já criados na B3