B3 (B3SA3): investidores na Bolsa chegam a 3,5 milhões

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Foto: B3

O número de investidores pessoa física na B3 (B3SA3) passou de 3,5 milhões, chegando exatamente a 3.594.726 em março. Os dados foram divulgados no relatório desta quinta-feira (15).

No comparativo com março de 2020, o aumento foi de 58,2%. E houve um crescimento de 2,8% em relação a fevereiro de 2021, quando havia 3,497 milhões de investidores.

O volume financeiro médio diário aumento 11,3% de março de 2020 para março de 2021. Mas houve queda em relação a fevereiro de 2021, de 3,5%.

Nova metodologia de vencimento de opções na B3 tem início em maio

A B3 passará a adotar uma nova metodologia para o vencimento de opções a partir de maio.

A dada de vencimento de uma opção é a terceira segunda-feira de cada mês, mas agora será a ser a terceira sexta-feira do mês do vencimento, quando também vencem os contratos no mercado internacional.

O horário também será alterado pela B3.

Hoje o exercício acontece até as 13 horas, mas passará a acontecer depois do pregão regular, com 30 minutos de after market, de forma que o último dia de negociação das opções não será mais o pregão anterior ao vencimento, e sim a própria data em que os derivativos vencem.

O preço de referência, que hoje é formado durante o pregão regular, terá como base, a partir de maio, o call de fechamento.

A B3 diz que essa mudança possibilita maior concentração de liquidez e preço mais robusto.