Liberado o aluguel de cotas de ETFs de renda fixa, entenda aqui

Osni Alves
Jornalista desde 2007. Passou por redações e empresas de comunicação em SC, RJ e MG. E-mail: oalvesj@gmail.com.
1

A B3, a bolsa brasileira, começou a oferecer aluguel de cotas de ETFs de renda fixa. Os Exchange Traded Funds são fundos de índice, ou seja, é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação.

A maioria dos ETFs acompanha um índice, como um índice de ações ou índice de títulos, e o objetivo da B3 é ampliar e facilitar a realização de estratégias por parte dos investidores, aumentando a liquidez dos ativos.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

De acordo com a companhia, o interessado deverá contar com uma corretora e dois investidores: o que está interessado em emprestar o produto (doador) e o que está interessado em alugar esse ativo (tomador).

Assim, ao longo da vigência do contrato, a B3 vai transferir temporariamente os ativos do investidor doador para o tomador. Este, por sua vez, deverá pagar ao doador uma remuneração previamente acordada, segundo o prazo contratado.

ETFs: ampliando estratégias com o produto

Superintendente de produtos de juros, moedas e equities da B3, Marcos Skistymas disse que com esse lançamento, a B3 pretende desenvolver o mercado de ETF de renda fixa e ampliar o número de estratégias com o produto.

Conforme o executivo, a entrada do empréstimo de cotas irá contribuir com o potencial de crescimento do produto, possibilitando estratégias de venda, hedge e arbitragem, além de auxiliar os formadores de mercado a proverem liquidez.

O primeiro ETF na bolsa brasileira foi lançado na Bolsa brasileira em 2018 e, atualmente, há sete ETFs de renda fixa negociados na B3, sendo cinco deles atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo a B3, o patrimônio líquido sob gestão desses ETFs cresceu 10% no último ano, chegando a aproximadamente R$ 4,7 bilhões, com um volume médio diário de negócios de R$ 8 milhões.