B3 (BSA3) passa a calcular taxa e PU de CRA no mercado secundário

Marcello Sigwalt
null
1

Crédito: Divulgação/B3

Pela segunda vez, a B3 (BSA3) passou a calcular – por meio da calculadora de renda fixa (CALC) –  a taxa e preço referencial unitário (PU) de um título privado de renda fixa.

Trata-se do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), para liquidação em D0 ou D+1. Lastreado em recebíveis ligados ao agronegócio, esse certificado é isento de Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IPPF).

Estoque de R$ 45,7 bi

Até o final de julho último, o estoque de CRA totalizava R$ 45,7 bilhões.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

Além de fornecer o PU, o CALC igualmente disponibiliza ao público taxas, projeções de fluxo de caixa (valor presente e futuro), descrição do ativo, valor nominal atualizado (VNA) e cálculo de duration (debêntures), CRAs e títulos públicos negociados no mercado secundário.

Isso sem contar o cálculo do fator do DI acumulado entre duas datas, sem limites de chamadas por meio do site.

Especialistas da B3, por sua vez, se encarregam de atualizar os cálculos e fazer a inclusão de novos papéis.

Limite diário

Gratuitos, os cálculos realizados pela instituição são limitados a 15 por dia. Maior quantidade de cálculos é viável mediante contratação do plano ‘premium’.

Marcação a mercado

Usado como referência para definição de valores de negociação no mercado secundário, o PU pode ser definido como o preço de um ativo de renda fixa em determinada data anterior ao vencimento.

Ele também serve para marcação a mercado, por parte de detentores desses títulos.

Mais transparência

Desenvolver soluções que ampliem a transparência e fomentem novos negócios no mercado de renda fixa é a ‘palavra de ordem’ da B3, de acordo com o superintendente de Produtos, Serviços de Tecnologia e Market Data da instituição, Adolpho Bianchi.

“No cenário atual, em que as taxas de juros estão em patamares incomuns, é importante dar visibilidade aos preços dos papéis, sobretudo aqueles que já possuem o ativo ou que buscam diversificar sua carteira de investimentos”, arremata.