B3 (B3SA3) e GPTW anunciam parceria para criação de novo índice

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Divulgação B3

A B3 (B3SA3) e a GPTW (Great Place to Work) anunciaram nesta terça-feira (20) uma nova parceria. Em conjunto, as empresas vão desenvolver um novo índice para o mercado de capitais, focando principalmente no mercado de renda variável.

De acordo com o comunicado, o índice reunirá as empresas que integram o ranking das melhores empresas para se trabalhar, da GPTW, e possuem ativos negociados na B3.

A iniciativa está alinhada ao posicionamento estratégico da B3 de fortalecer seu portfólio de produtos ESG (Environmental, social and corporate governance), além de abrir novas oportunidades de negócios nessa área.

Guia definitivo sobre Renda Variável  e os Melhores Investimentos para 2021

O anúncio da parceria foi feito durante o evento de lançamento no ranking 2020 da GPTW. No ranking nacional, Caterpillar, Magazine Luiza, Dell, Tokio Marine Seguradora, SAP e Mars Brasil foram as empresas mais bem colocadas.

O lançamento do índice está previsto para 2021, mas ainda não tem data exata definida. Tanto o nome do índice quanto a metodologia para sua formação estão sendo definidos pela B3 e pela GPTW.

Agenda ESG

Na agenda ESG, respeito, imparcialidade e liberdade no ambiente de trabalho são valores relacionados ao pilar do Social. Isso inclui ainda promoção de iniciativas para o bem estar e equilíbrio dos funcionários, segundo Ana Buchaim, diretora de Pessoas, Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da B3.

“A promoção das práticas internas de diversidade e inclusão é outra característica das empresas socialmente responsáveis”, disse Ana Buchaim.

Conforme a diretora, ter esse índice no portfólio está diretamente alinhado à estratégia de negócios sustentáveis da B3.

O portfólio de sustentabilidade compõe outros sete índices. Entre eles, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), o ICO2 (Índice Carbono Eficiente), e o Índice S&P/B3 Brasil ESG.