B3 (B3SA3) e GPTW anunciam parceria para criação de novo índice

Victória Anhesini
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
1

Crédito: Divulgação B3

A B3 (B3SA3) e a GPTW (Great Place to Work) anunciaram nesta terça-feira (20) uma nova parceria. Em conjunto, as empresas vão desenvolver um novo índice para o mercado de capitais, focando principalmente no mercado de renda variável.

De acordo com o comunicado, o índice reunirá as empresas que integram o ranking das melhores empresas para se trabalhar, da GPTW, e possuem ativos negociados na B3.

A iniciativa está alinhada ao posicionamento estratégico da B3 de fortalecer seu portfólio de produtos ESG (Environmental, social and corporate governance), além de abrir novas oportunidades de negócios nessa área.

Conheça a FinTwit, o maior fórum de finanças do mundo.

Hoje o Twitter é pauta na Money Week.

O anúncio da parceria foi feito durante o evento de lançamento no ranking 2020 da GPTW. No ranking nacional, Caterpillar, Magazine Luiza, Dell, Tokio Marine Seguradora, SAP e Mars Brasil foram as empresas mais bem colocadas.

O lançamento do índice está previsto para 2021, mas ainda não tem data exata definida. Tanto o nome do índice quanto a metodologia para sua formação estão sendo definidos pela B3 e pela GPTW.

Agenda ESG

Na agenda ESG, respeito, imparcialidade e liberdade no ambiente de trabalho são valores relacionados ao pilar do Social. Isso inclui ainda promoção de iniciativas para o bem estar e equilíbrio dos funcionários, segundo Ana Buchaim, diretora de Pessoas, Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da B3.

“A promoção das práticas internas de diversidade e inclusão é outra característica das empresas socialmente responsáveis”, disse Ana Buchaim.

Conforme a diretora, ter esse índice no portfólio está diretamente alinhado à estratégia de negócios sustentáveis da B3.

O portfólio de sustentabilidade compõe outros sete índices. Entre eles, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), o ICO2 (Índice Carbono Eficiente), e o Índice S&P/B3 Brasil ESG.