B3 (B3SA3): financiamentos de veículos crescem 116% em abril

Marco Antônio Lopes
Editor. Jornalista desde 1992, trabalhou na revista Playboy, abril.com, revista Homem Vogue, Grandes Guerras, Universo Masculino, jornal Meia Hora (SP e RJ) e no portal R7 (editor em Internacional, Home, Entretenimento, Esportes e Hora 7). Colaborador nas revistas Superinteressante, Nova, Placar e Quatro Rodas. Autor do livro Bruce Lee Definitivo (editora Conrad)
1

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

As vendas financiadas de veículos em abril de 2021 somaram 467 mil unidades, entre novas e usadas, de acordo com dados da B3 (B3SA3). O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa aumento de 116,1% se comparado a abril de 2020, quando os financiamentos de veículos somaram 216 mil unidades.

“Em abril de 2020, estávamos no início da pandemia do coronavírus e, naquele mês, devido às incertezas do mercado e maior restrição às atividades do varejo, os financiamentos de veículos apresentaram uma queda significativa. Em abril de 2021, percebemos mais uma vez a tendência já observada nos últimos meses de aumento de financiamentos de veículos usados, principalmente para autos leves com maior tempo de uso”, explica Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

As vendas a crédito de autos leves usados, com tempo de uso entre 9 e 12 anos, aumentaram 148,3% em comparação a abril de 2020. Já os financiamentos de autos com mais de 12 anos de uso aumentaram 204,5% comparado ao mesmo período.

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.

B3: comparação com março de 2021

Em comparação a março de 2021, o número total de financiamentos de veículos apresentou redução de 5,6%. A queda tem relação com a quantidade de dias úteis: o mês de abril registrou três a menos do que março. Comparando a quantidade de financiamentos por dia útil, houve aumento de 8,6% nos financiamentos em abril em relação a março.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.