B3 (B3SA3) passa a aceitar ETFs de renda fixa como garantia

Felipe Moreira
Felipe Moreira é Graduado em Administração de empresas e pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 6 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/B3

A B3 (B3SA3) informou nesta segunda (29) que passou a aceitar cotas de ETF (fundo de índices) de Renda Fixa como margem de garantia.

De acordo com a B3, a nova modalidade visa estimular o desenvolvimento do mercado de ETF de Renda Fixa oferecendo maior eficiência na alocação de capital e potencializando a utilização do produto.

A utilização de garantias é uma ferramenta que assegura operações no mercado de bolsa, como negociação de ações, units, derivativos de juros e moedas etc.

Em cada contrato é exigido uma garantia que sustenta uma posição. Ou seja, antes da operação acontecer, é necessário que o investidor deposite uma margem que protege os participantes do mercado.

Atualmente, a margem de garantia poderia ser em dinheiro, bem como pelo depósito de outros ativos, como títulos públicos federais, ações, entre outros.

“A inclusão do ETF de Renda Fixa como uma possibilidade de aceitação em garantia, não só proporciona maior eficiência na alocação de capital, como também aumenta as possibilidades de utilização do produto”, ressalta Marcos Skistymas, superintendente de Juros e Moedas da B3.

Os critérios para elegibilidade e o cálculo do limite de aceitação em garantia podem ser encontrados no Manual de Administração de Risco da Câmara.

ETFs de Renda Fixa

O ETF de Renda Fixa é fundo negociado em bolsa que busca refletir as variações e a rentabilidade de índices de renda fixa.

Esse ativo traz uma série de vantagens aos investidores, como: liquidez, uma vez que por ser negociado em bolsa pode ser comprado e vendido como se fosse uma ação; diversificação, com apenas uma transação o ETF proporciona o investimento em uma variada carteira de produtos financeiros.

Além disso, fornece transparência, com divulgação diária da composição da carteira do índice e formação de preço em bolsa.