Azul (AZUL4): tráfego de passageiros aumenta 26,4% em agosto

Regiane Medeiros
Economista formada pela UFSC. Produz conteúdo na área de mercado de capitais, finanças pessoais e atualidades.
1

Crédito: Divulgação Azul

A Azul (AZUL4) informou nesta quinta (10) que o tráfego de passageiros consolidados (RPKs) aumentou 26,4% em relação a julho de 2020.

Enquanto isso, a capacidade, ou assentos-quilômetro oferecidos (ASKs), subiu 33,3%. Assim, a taxa de ocupação ficou em 75,5%, uma queda de 4,1 pontos percentuais na relação com julho.

Os voos domésticos tiveram alta de 29,8% em RPK, de 597 milhões para 775 milhões entre julho e agosto; e de 36,2% de ASK, de 752 milhões para 1.024 milhões em agosto.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

Isso representa uma taxa de ocupação de 75,7% em agosto, 3,7 pontos percentuais a menos do que em julho.

Nos voos internacionais, o RPK caiu 4,3%, de 66 milhões em julho para 63 milhões em agosto.

Já o ASK subiu 6,6%, de 81 milhões para 87 milhões em agosto. A taxa, então, ficou em 72,7%, uma baixa de 8,3 ponto percentual em relação a julho.

O RPK é calculado ao multiplicar-se o número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados. Já o ASK é número de assentos disponíveis multiplicado pelos quilômetros voados.

“Em agosto voamos mais de 40% da capacidade doméstica comparada com o mesmo período no ano passado. Além disso, durante o mês tivemos uma melhora significativa nas tarifas e na receita, o que reforça nossa confiança no aumento sequencial de nossa capacidade,” disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Azul (AZUL4) prevê operar 505 decolagens diárias nos dias de maior demanda em outubro

A Azul (AZUL4) comunicou nesta quarta também que espera operar 505 decolagens diárias nos dias de maior demanda em outubro, para 89 destinos.

Segundo a Companhia, a capacidade total em outubro representará aproximadamente 55% dos ASKs referente ao mesmo período de 2019.

Já a capacidade doméstica representará 60% dos ASKs domésticos de outubro do ano passado.

“Com base nos dados de demanda mais recentes, que também incluem uma melhora significativa na nossa tarifa média e receita, estamos confiantes que estamos no caminho certo para alcançar nossa projeção de capacidade para o final do ano”, diz Abhi Shah, vice-presidente de receitas da Azul.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos