Austrália prepara pacote de estímulo econômico em virtude do covid-19

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor
1

Crédito: Reprodução / Wikipedia

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison (foto), do Partido Liberal, disse na terça-feira (10) que o governo prepara um pacote de medidas para estimular uma economia afetada pelos efeitos do surto de coronavírus, conhecido como covid-19. Um dia antes, o mercado local de ações também entrou em queda abrupta na abertura, acompanhando o resto do mundo.

“Nosso objetivo é este: manter as pessoas ocupadas, manter as empresas nos negócios e garantir que possamos nos recuperar”, disse Morrison.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

“Devemos favorecer medidas que aumentem a produtividade para permitir que a economia australiana sustente uma trajetória de crescimento ainda mais forte do que estávamos antes da crise”, completou.

Primeira crise

Morrison acredita que os impactos do covid-19 são “potencialmente maiores” do que a crise financeira global de 2008. Isso fez com que o governo se movimentasse para anunciar um pacote de estímulo. Mas ele não deu detalhes, o que deve acontecer durante a semana.

A Reuters informou que “o governo estava planejando medidas no valor de AS$ 10 bilhões (o equivalente a US$ 6,6 bilhões), abandonando os planos de superávit orçamentário no atual ano fiscal”.

“O índice de condições de negócios do Banco Nacional da Austrália para fevereiro mostrou que as empresas e os consumidores australianos foram afetados pelo coronavírus, aumentando o risco da primeira recessão do país em três décadas”, segue a matéria.

Infectados na Austrália

Até as 15h do dia 10 de março, de acordo com boletim da Organização Mundial da Saúde, era 107 australianos confirmados com o novo vírus. Desses, 3 morreram e 21 se recuperaram.

Apesar dos números, o governo da Austrália não pretende tomar medidas duras como a Itália, que colocou o país inteiro em quarentena. Nem mesmo as escolas do país estão fechadas. O governo tenta passar a ideia de que há uma crise em andamento, mas ele pode ser contornada com prevenção em saúde e investimentos na economia.

LEIA MAIS
Para Bolsonaro, coronavírus “não é tudo isso que a mídia propaga”

Trump defende “plano coordenado”, mas casos de coronavírus crescem nos EUA

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.