Atividade fabril do Japão diminui em novembro, com queda nas exportações

Juliana Gusmão
null

Crédito: Imagem/reprodução/gazeta do povo

A atividade manufatureira japonesa contraiu novamente em novembro. Com os pedidos de exportação mais fracos em cinco meses, devido à desaceleração da demanda externa, inclusive da China.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Japão,  subiu para 48,9 em uma base ajustada sazonalmente. Indicando um nível acima da leitura preliminar da semana passada, de 48,6, e comparado à leitura final de 48,4 de outubro. Conforme consta na matéria da CNBC.

Apesar do ritmo mais lento de declínio, o índice permaneceu abaixo do limite de 50,0, que separa contração e expansão pelo sétimo mês. Portanto, marcando a maior corrida desse tipo, desde os nove meses de junho de 2012, a fevereiro de 2013.

A pesquisa do PMI apontou para o aprofundamento das divergências na terceira maior economia do mundo. Com indicadores-chave, como a produção da fábrica, e o total de novos pedidos que sofrem com a demanda externa e doméstica reduzida.

O economista da IHS Markit, Joe Hayes, diss á CNBC que, “O setor manufatureiro do Japão permanece firmemente preso à contração”. 

Um lote de dados sombrios, incluindo as exportações fracas de outubro e as vendas no varejo, criaram um cenário perigoso para a economia. Sobretudo, depois que os números do mês passado mostraram que o crescimento quase parou no terceiro trimestre.

Os novos pedidos de exportação caíram para o nível mais baixo desde junho, principalmente devido à desaceleração da demanda da China, enquanto a carteira de trabalho permaneceu fraca, caindo para um nível nunca visto desde o final de 2012.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.