Atividade econômica cresce 0,24% em janeiro, diz BC

Osni Alves
Jornalista
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

A atividade econômica no Brasil cresceu 0,24% em janeiro, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período).

O comparativo tem por referência dezembro de 2019. Ou seja, trata-se de um mês sobre o outro, o que mostra que a atividade econômica iniciou o ano com crescimento modesto.

Já na comparação com janeiro de 2019, o crescimento chegou a 0,69% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em janeiro, o indicador apresentou crescimento de 0,86%.

Consultor de empresas, o economista Sergio Dias diz acreditar que o país ficará estável em 0%, ou seja, nem alta e nem baixa, mas com tendência de ficar negativado.

“A paralisação das empresas e indústrias aliada a quarentena da população deverão levar a atividade econômica para índices negativos”, frisou.

O próprio PIB, lembra ele, estava estimado em 2,2% até poucos dias, mas foi sendo revisto pelo Banco Central e reajustado para baixo hoje, em 0%.

Já a previsão do ministério da Economia para o PIB este ano caiu de 2,1% para 0,02% em 2020, o que significa estagnação.

industria-atividade-economica-brasil

O IBC-Br

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica e também ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374