Associação diz que 69% dos shoppings do País já reabriram

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.
1

Crédito: Divulgação/ Iguatemi

A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) informou nesta sexta-feira que 401 dos 577 estabelecimentos existentes no Brasil já retomaram suas atividades.

De acordo com a instituição, esse número representa um percentual de 69,5% que optaram por retomar os serviços logo que a flexibilização das regras de isolamento em meio à pandemia de coronavírus teve início.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

Os 401 shoppings que já abriram suas portas estão distribuídos em 138 municípios de 17 Estados, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira pela Abrasce.

São Paulo tem mais shoppings abertos

De acordo com o comunicado distribuído à imprensa, São Paulo é o Estado com maior número de shoppings reabertos após 80 dias de paralisações.

Ao todo, já são 147 estabelecimentos desse tipo em funcionamento. O Rio de Janeiro vem na sequência, com 50 shoppings reabertos, seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24).

Protocolos de segurança e funcionamento

Segundo o protocolo de segurança elaborado antes da reabertura, os 53 shoppings de São Paulo estão liberados para atender somente com 20% de sua capacidade e em horários reduzidos – 4 horas diárias.

Os benefícios de se ter um assessor de investimentos

Além disso, precisam distribuir álcool em gel e é obrigatório o uso de máscaras por funcionários e clientes.

Salões de beleza, cinemas, academias, praça de alimentação e entretenimento para crianças deverão permanecer fechados. Restaurantes poderão atender no sistema delivery ou retirada.

No Rio de Janeiro, apenas o Rio Sul ainda não reabriu. Os outros 37 shoppings da cidade já estão funcionando e com procedimentos similares.

A diferença para São Paulo é que lá o horário de atendimento será de 8 horas diárias – das 12 às 20 horas.

Filas na porta

Os primeiros dias de reabertura dos shoppings pelo Brasil proporcionaram longas filas já nas entradas dos estabelecimentos.

De acordo com reportagens veiculadas pelas emissoras de TV, dentro dos shoppings o movimento também parecia acima da média, com muitas dificuldades aparentes de se manter algumas regras de isolamento social, como o distanciamento mínimo entre as pessoas.

* Com informações do G1

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir