Asa Bank prevê PIB do Brasil com retração de 5,8% este ano

Marcello Sigwalt
null

Crédito: Foto divulgação

Com base em dados recentes sobre o aumento do nível de atividade econômica, o Asa Bank reduziu, de -6,5% para -5,8%, a projeção para o PIB nacional em 2020, informa reportagem do site Valor Investe.

Para 2021, a previsão aumentou de 2,5% para 2,8%.

“A expansão para o ano que vem se deve a um carregamento estatístico maior na passagem do ano”, segundo a instituição.

Simule seus rendimentos de acordo com seu potencial de investimento.

Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos

3T20 positivo

Como sinal, ainda que inconsistente, de recuperação da economia, o banco projeta, diz a reportagem do Valor, um PIB positivo em 6% no terceiro trimestre do ano (3T20), se confrontado ao trimestre anterior, que oferece uma base ‘estatisticamente baixa’ de comparação.

Depois amargar o ‘fundo do poço’ em abril – quando tombou 18,8% – a produção industrial começou a recuperação, segundo o Asa Bank, a partir de maio, que cresceu 7%.

Tudo sobre Investimentos em mais de 80 aulas GRATUITAS

‘Pegando no tranco’

De acordo com a instituição financeira, os dados do varejo e de serviços dão sinais de recuperação parcial, mas em ritmo mais gradual, em comparação com a produção da indústria.

Já em junho, a reabertura gradual dos grandes centros urbanos acarretou aumento de número de casos ou mortes por Covid-19, lembra a reportagem do Valor Investe.

Consumo mantido

A extensão do auxílio emergencial a trabalhadores informais e pessoas de baixa renda “deverá manter o consumo mais consistente do que o esperado”, admitiu, em nota, a equipe comandada pelo diretor Carlos Kawall, ex-secretário do Tesouro Nacional, ex-diretor do BNDES.

Ferramenta ajuda na escolha de suas ações de acordo com balanços

A equipe avança na análise, projetando um cenário negativo, no futuro imediato, devido à menor dinâmica do mercado de trabalho, associado ao ‘encolhimento’ da massa salarial.

Investimentos recuam

“A expectativa é de que no terceiro trimestre (em curso), a tendência é de retração nos investimentos, em razão do fim do benefício (auxílio), justamente num momento em que o mercado de trabalho está fragilizado”, completa a nota.

A equipe de Kawall admite a cautela com relação à velocidade da recuperação econômica, ao mesmo tempo em descarta a possibilidade ‘relevante’ de repique inflacionário, ‘logo à frente’. Sua avaliação é de que poderá haver “necessidade adicional de afrouxamento monetário’”.

Faça você mesmo o rebalanceamento de sua carteira de investimentos

Fim do ‘hiato’

Os técnicos do Asa Bank concluem que o chamado ‘hiato do produto’ – que vem a ser a diferença do PIB efetivo e o potencial – só deixará de existir no final de 2023.

Já a ociosidade no mercado de trabalho só desapareceria, conforme o estudo, apenas em 2024.

Pela regra de Taylor – modelo que define política monetária, criado pelo economista americano, John Taylor – o ASA estima que há espaço para que a taxa básica de juros (Selic) caia ainda mais, para um patamar entre 0,25% e 0,50%, ante uma previsão anterior de 0%.

Monitore completamente sua Carteira

Aumente seus ganhos. Consulte nossa Planilha de Monitoramento de Carteira