Armínio Fraga: saiba mais sobre o ex-presidente do BC e fundador da Gávea Investimentos

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Divulgação/PSDB

Carioca “da gema”, como diz a expressão popular, Armínio Fraga nasceu em julho de 1957. Formou-se em economia pela PUC-RJ. É mestre e doutor no assunto. E também é considerado um dos principais gestores do País.

Não à toa, já exerceu a função de presidente do Banco Central do Brasil (durante o governo Fernando Henrique Cardoso). Em 2003, após deixar o cargo, fundou a Gávea Investimentos. A gestora é focada em fundos multimercados e fundos de Private Equity.

A empresa conseguiu tanto destaque no cenário nacional que, em 2010, teve seu controle acionário comprado pelo grupo JPMorgan Chase. Ou seja, por um dos maiores bancos de investimento dos Estados Unidos. Fraga, no entanto, segue como grande responsável pelas decisões e pela execução do empreendimento.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a opções de investimentos de acordo com seu perfil. Invista em suas Escolhas

O início de Armínio Fraga

Pouco depois de se tornar mestre em economia, em 1981, Fraga passou quase dois anos nos EUA. Para aprimorar seus conhecimentos em uma espécie de estágio no Federal Reserve, o Fed, Banco Central americano.

Paralelamente, fechou seu doutorado em Princeton e, nas décadas de 1980 e 1990, se alternou entre o Brasil e os EUA. Ele lecionava na Fundação Getulio Vargas. E também em duas renomadas instituições norte-americanas: Universidade Columbia e Universidade da Pensilvânia.

“Pé” nos Estados Unidos

De tanto se dividir entre Brasil e Estados Unidos, Armínio Fraga chegou a ficar com um “pé” mais fincado em território norte-americano em 1993. Tudo por conta da vitoriosa parceria formada com o megainvestidor George Soros, do Soros Fund Managementt LLC.

Diretor-geral do poderoso conglomerado, Fraga alcançou, em seis anos de trabalho, o posto de conselheiro-chefe da Quantum Group of Funds. Esse setor era o responsável pelo mapeamento e pelo investimento nos países emergentes.

A volta de Armínio Fraga

Fraga ficou nos EUA até 1999, quando retornou ao Brasil. O motivo da volta ao País, no entanto, não foi por conta de problemas no trabalho à frente do Soros Fund Management. Muito pelo contrário. Armínio Fraga retornou a convite do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Para assumir a presidência do Banco Central do Brasil.

À frente do BC, Fraga fez um trabalho que rendeu elogios e, claro, também críticas. Fraga foi considerado, inclusive, um dos 100 brasileiros mais influentes e o Economista do Ano de 1999, pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Por outro lado, foi acusado pela oposição política da época de ser um “vassalo do capital estrangeiro” e de ser um “economista-estadista”. Apesar das críticas, ele fez parte do grupo de transição para a nova equipe do Banco Central do Brasil nomeada por Lula, sucessor de FHC na presidência da República.

Fraga e a Gávea Investimentos

Fundada em 2003 por Armínio Fraga e Luiz Henrique Fraga, a Gávea Investimentos se define como “uma gestora de recursos independente, com foco em mercados emergentes”. E que conta com duas principais áreas de negócios: fundos multimercados e fundos de Private Equity.

Em 2020, nove meses após o início da pandemia de coronavírus, o Gávea Macro Advisory FI foi um dos que mais renderam, com média de rendimento de 3,2%.

O Gávea Macro FIC FIM, reaberto por Armínio Fraga em abril do ano passado, acumulou, até fevereiro, no período pré-pandemia, retorno de 280% do CDI. O patrimônio líquido é de R$ 476,192 mil.

Armínio Fraga, Gávea investimentos

Segundo o site oficial da gestora, os principais fundos seguem com rentabilidade positiva, como pode ser visto na tabela acima.

Prova de que Armínio Fraga segue colocando em prática tudo o que acumulou de experiência. Isto desde que deu seus primeiros passos ainda nas salas de aula da PUC do Rio de Janeiro.