Aprenda o que é guidance

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Quem está na área empresarial, principalmente com ações listadas em bolsa de valores, sabe bem como é relevante divulgar o guidance da sua companhia para os investidores e ao mercado de forma geral. Nessa matéria, você aprenderá o que é guidance e qual sua importância para o mundo corporativo.

O que é guidance?

Guidance é uma informação fornecida pela empresa ao mercado de forma geral. Nessa orientação, constam suas projeções oficiais para um determinado período futuro.

Quais tipos de informações, geralmente, são apresentadas em um guidance?

a) Previsão de investimentos.

b) Previsão de custos e despesas.

c) Projeções de receitas futuras e faturamento.

d) Indicadores financeiros e operacionais (tais como: fluxos de caixa descontados, evolução patrimonial, produtividade, expansão de negócios, entre outros).

e) Projeção de margens e lucros futuros.

Qual o impacto que a divulgação do guidance pode provocar nas empresas que têm o seu capital aberto em bolsa de valores? 

É importante destacar que, a divulgação do guidance pode exercer grande influência nas avaliações dos analistas de mercado e investidores sobre a decisão de comprar, manter ou vender uma ação. Nesse caso, pode mexer diretamente com a cotação de uma ação. Tudo vai depender do que a empresa divulga ao mercado e o que os investidores tinham como expectativa.
Quando divulgam o guidance, as empresas precisam ter muito cuidado. Por exemplo, riscos econômicos, políticos, não precificados corretamente pode fazer com que ela não atinja as metas que apontou no guidance. Se isso acontecer, as empresas acabam jogando contra si próprias. Nessa situação, acabam perdendo credibilidade perante o mercado. Para se proteger de qualquer questão legal, as empresas tomam o cuidado de sempre ressaltar que as projeções são baseadas em circunstâncias sem garantia de realização.

Como o guidance é realizado?

O guidance, frequentemente, é divulgado junto com o relatório de ganhos trimestrais ou na demonstração financeira anual da empresa.

Existe uma lei que obrigue uma empresa com ações listadas na bolsa de valores a divulgar seu guidance?

Não há uma lei que obrigue ou regulamente a prática de guidance no Brasil. Porém, essa prática está ficando cada vez mais comum no mercado brasileiro. Levantamento do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri), detectou que 76% das empresas brasileiras de capital aberto, companhias com valor acima de R$ 1 bilhão fornecem algum tipo de orientação periódica sobre seus negócios.

Para o investidor, qual é o ponto positivo da divulgação do guidance por parte das empresas?

Analisando pela ótica do investidor, o ponto positivo é a certeza que ele está recebendo as mesmas informações que as outras pessoas. Ou seja, nesse caso, não há informação privilegiada.