Aprenda o que é Cédula de Crédito Bancário

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

O mercado financeiro é cheio de siglas e termos de difícil entendimento para a maioria das pessoas. Um exemplo, é a sigla CCB. Nessa matéria, você aprenderá tudo sobre esse importante título de crédito.

O que significa CCB?

O significado de CCB é Cédula de Crédito Bancário.

O que é Cédula de Crédito Bancário?

É um título de crédito emitido de forma escrita por pessoa física ou jurídica, em favor de uma instituição financeira. (título de crédito é um documento que contém um direito de crédito e representa a obrigação desta dívida com as informações nele inscritas). Em outras palavras, a Cédula de Crédito Bancário é um documento que representa uma promessa de pagamento em dinheiro, que é decorrente de uma operação de crédito.

Nesse caso, toda vez que uma pessoa contrata um empréstimo (não importando a modalidade) com uma instituição financeira, deve assinar a Cédula de Crédito Bancário, declarando conhecimento do crédito e do pagamento. Esse documento tem a mesma validade de um contrato. Por ser um título executivo extrajudicial, tem andamento judicial simplificado. O emitente da CCB pode ser acionado diretamente em caso de inadimplência e o banco pode exigir a garantia, caso tenha sido incluída alguma.

Em quais operações a Cédula de Crédito Bancário pode ser utilizada?

Pode ser utilizada em diversas modalidades de operações de crédito, tais como: crédito consignado, cheque especial, CDC, entre outros.

Quando a Cédula de Crédito Bancário foi criada?

A Cédula de Crédito Bancária foi criada através da MP 1.925/99 e incluída na Lei número 10.931/04.

Quais informações devem fazer parte da Cédula de Crédito Bancário?

É importante ressaltar que, a CCB é um documento com validade jurídica. Nesse caso, deve constar as informações sobre o emitente e seu credor (instituição financeira) e os dados da operação do empréstimo. Tais como:

a) O valor solicitado.

b) O valor das prestações.

c) O número de parcelas.

d) A taxa de juros.

e) A data do primeiro vencimento.

f) O custo efetivo total (ao mês e ao ano).

Quais são os cuidados que uma pessoa deve tomar antes de assinar uma Cédula de Crédito Bancário?

Antes de assinar a Cédula de Crédito Bancário é necessário conferir sempre:

a) Todos os dados pessoais.

b) As informações financeiras da operação.

c) As cláusulas sobre inadimplência e aplicação de multas.

Obs: Jamais assine uma Cédula de Crédito Bancário se a mesma estiver em branco. Outro detalhe, confira se não estão sendo cobrados seguros sem o consentimento da parte contrária.