Aprenda o que é Capex e Opex

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução/Pixabay

Administrar uma empresa não é tarefa fácil, se já não bastasse a lista de atividades cotidianas que o empresário tem de desenvolver, ele ainda precisa lidar com uma verdadeira sopa de letrinhas que são as siglas existentes no meio financeiro e empresarial. Nessa matéria, você conhecerá o significado de duas siglas usadas habitualmente nesse meio. Aprenda o que é Capex e Opex e a diferença entre ambas.

O que significa Capex?

Capex é uma sigla da expressão inglesa capital expenditure (em bom português, significa despesas de capital ou investimento em bens de capital). A expressão Capex refere-se ao montante de dinheiro que é gasto na compra de bens de capital (bens que servem para a produção de outros de consumo, tais como: máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais etc) de uma empresa.

O que significa Opex?

A sigla Opex é derivada da expressão operational expenditure, que designa o capital utilizado para manter ou aprimorar os bens físicos de uma empresa, tais como: equipamentos, propriedades e imóveis.

Para entender melhor, Capex é o dinheiro que é gasto para comprar, reparar, atualizar ou melhorar um ativo fixo da empresa. É um desembolso único, não recorrente, e afeta um ativo de longo prazo — ou algo que não pode ser deduzido totalmente no ano em que foi comprado. Por isso, geralmente, é visto como investimento e não como gasto.

A sigla Opex refere-se as despesas para operar a linha de negócios principal da empresa. Importante destacar que, esses gastos não resultam em ativos de capital. Em vez disso, eles servem inteiramente para manter os negócios, como salários dos funcionários, os custos de manuseio de estoque e as despesas com material de escritório. Isso significa que esse tipo de desembolso é realizado cotidianamente e envolve também os serviços terceirizados. Importante destacar que, as despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização.