Aprenda como usar o CDI para identificar investimentos ruins

Lucas Tereska
Lucas Tereska, entusiasta do mercado financeiro. Assessor de Investimentos do Eu Quero Investir, graduando em Engenharia pela UFSC, Credenciado na CVM pela Ancord. Ávido estudioso das áreas de educação financeira e otimização de processo, trabalhou com voluntariado em causas sociais no Brasil e no leste Europeu, realizou o Lean Enterprise Systems Program em Knoxville, Tennessee. Musicista nas horas vagas. Me envie um e-mail, ou me chame no WhatsApp!O meu número é o 48 99166-9393 e o meu e-mail é o lucas.tereska@euqueroinvestir.com

Crédito: Reprodução

É possível saber se os seus investimentos estão fazendo sentido ou não usando o CDI como termômetro da rentabilidade de sua carteira

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) funciona como uma taxa de referência para diversos outros produtos no mercado financeiro, entre eles debêntures, CDBs, CRIs, CRAs, Fundos de Investimentos entre outros.

Essa taxa vem das movimentações de empréstimos entre os bancos, e geralmente é muito próxima da Selic. Algunsaté a definem como “a Selic praticada”.

Seja como for, o importante quando falamos de investimentos é saber qual a porcentagem de rendimento em relação ao CDI as nossas aplicações estão nos pagando, sempre buscando estar a cima dos 100%.

Colocando em números: se o CDI está em 5,5% ao ano, um investimento que pague 110% do CDI tem uma rentabilidade de 6,05% ao ano.

Já que o Tesouro Selic é um investimento com boa liquidez e um dos mais seguros a se fazer, temos este investimento como parâmetro Omelhor é sempre buscar investimentos que paguem acima da média do CDI bruto.

Por consequência, se a sua carteira está com o rendimento bruto abaixo de 100% do CDI no ano, é importante falar com um profissional da área, como um assessor de investimentos, para buscar um rebalanceamento da sua carteira de acordo com o cenário econômico atual.

Diversos ativos atrelados ao CDI têm cobranças de imposto de renda sobre seus rendimentos.O Tesouro Direto é um exemplo disso, começando em 22,5% do que rendeu até o mínimo de 15% após dois anos. É importante levar isso em conta quando estamos comparando investimentos como um CDB e uma LCI por exemplo.

Atenção ao impostos

Quando se compara uma LCI e um CDB, ambos para o prazo de dois anos, com a LCI pagando 95% do CDI ao ano e o CDB pagando 105% do CDI anual, em um primeiro momento pode parecer que o CDB tem uma taxa de retorno mais atrativa.

Mas, se descontamos os impostos a serem cobrados no final do tempo estipulado desses dois anos, percebe-se que, enquanto a LCI tem uma taxa liquida de 95% do CDI, equivalente a 5,2% ao ano, o CDB na realidade tem remuneração liquida de apenas 89,2% do CDI, equivalente a 4,9% ao ano.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Vale lembrar que apesar do CDI ser ideal para medir a rentabilidade de ativos para investidores arrojados ou conservadores, existem diversas outras taxas no mercado.

Desempenho de ações

Se você estiver investindo em ações, ou em um fundo de ação, faz mais sentido utilizar uma pequena porcentagem do BOVA11 ou do Ibovespa para verificar o desempenho dessa parte da minha carteira. Você pode ir ainda mais longe, se investir apenas em small caps, usando o indice SMLL como balizador dos seus resultados.

Se a ideia for utilizar fundos imobiliários, há, por exemplo, o IFIX. A ideia principal continua a mesma: se os seus investimentos não estão superando os índices, acaba fazendo sentido uma mudança de estratégia para tentar superá-los. Ou, ainda, buscar ativos que sigam essas taxas.

Selic baixa: por que o crédito não ficou mais barato?

Títulos do tesouro: o que fazer quando eles vencem?

 

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.