Aprenda como é feito o rebalanceamento das ações do Ibovespa

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

A bolsa de valores brasileira (B3) tem um indicador que mede o comportamento das principais ações negociadas em pregão. Esse indicador recebe o nome de Índice Bovespa. Nessa matéria, você conhecerá o Ibovespa e saberá como é feito o rebalanceamento das ações que compõem esse índice.

Quando o Índice Bovespa foi criado? 

O Índice Bovespa (Ibovespa) foi criado em meados de 1967 pelo departamento técnico da Bolsa de Valores de São Paulo (hoje chamada de B3). Seu nascimento está ligado a uma série de reformas que tinham como objetivo modernizar a estrutura do mercado financeiro do país.

Qual o objetivo da criação do Ibovespa

O Ibovespa foi criado com o objetivo de reunir em um único número o comportamento das principais ações negociadas na B3.  A criação do Ibovespa visa facilitar ao investidor o acompanhamento e saber a rentabilidade média das ações que compõem esse índice. Para que isso aconteça, foi criada uma carteira teórica de ações, composta pelas empresas que representam a maior parte do volume financeiro negociado na B3 durante um determinado período de tempo. No Ibovespa, acontece a simulação do desempenho de uma aplicação de recursos nessa carteira teórica, em um cenário em que não há aportes adicionais nem resgates posteriores, e no qual todos os dividendos (parcela do lucro) são reinvestidos.

Como é feita a medição em pontos do Ibovespa?

A medição em pontos do Ibovespa é feita atribuindo-se um valor base para o que seria a aplicação inicial. No momento da criação do índice, em 1967, o valor base definido foi de 100 pontos; desde então, o Índice Bovespa já sofreu diversos ajustes, realizados para que o valor em pontos não fique muito grande.

Entenda como é definida a composição do Ibovespa?

Os critérios para que uma ação possa entrar na carteira do Índice Bovespa estão relacionados à sua representatividade no mercado.

a) São incluídas no Ibovespa ações negociadas com regularidade, medida pela presença em pelo menos 95% dos pregões do último ano, e com volume financeiro relevante (ao menos 0,1% do volume negociado no período).

b) Serão excluídas do Ibovespa empresas em recuperação judicial e as chamadas penny stocks, ações com cotação média inferior a R$ 1.

Como é definido o peso teórico de cada ação na carteira do Ibovespa

Considera-se o valor total de mercado das ações disponíveis para negociação (free float); ou seja, quanto maior o valor de mercado em negociação de uma empresa, maior sua participação. Importante ressaltar que, uma ação não pode ultrapassar o limite de 20% do total.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Como é feito o rebalanceamento da carteira do Ibovespa?

O rebalanceamento é feito a cada quatro meses, sendo válido sempre para os períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro. No final de cada período, os critérios para inclusão e os pesos atribuídos a cada ação são reavaliados, ocorrendo um rebalanceamento. A carteira do Índice Bovespa possuí, atualmente,  73 ações.