Após ameaças de europeus, Irã anuncia que pode enriquecer urânio em qualquer nível

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

O Irã anunciou que já pode enriquecer urânio em qualquer nível, segundo o site Geonotícias. Isso após a ameaça dos países europeus de ativar o mecanismo de acordo nuclear. Por isso, o país começou a aumentar suas reservas de urânio enriquecido.

Todavia, também trabalha em uma nova geração de centrífugas. Isso poderia acelerar o processo de enriquecimento de urânio.

“Neste momento, se o governo considerar necessário, a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), como agência executora, terá a capacidade de enriquecer urânio em qualquer porcentagem”, anunciou Ali Asqar Zarean, no sábado. Vice-presidente da agência.

Segundo o site, o Irã produziu sete quilos e meio de urânio a um nível inferior a 5% por dia. Isso foi após a assinatura do pacto nuclear com as potências mundiais em 2015. Mas atualmente produz 10 quilos por dia nesses níveis percentuais, apontou o vice-presidente.

“As reservas de urânio excederam 1.200 quilos e a reserva de urânio enriquecido está aumentando a toda velocidade”, explicou o funcionário persa, sem mencionar a porcentagem em que essa quantidade de urânio é enriquecida.